quarta-feira, 1 de julho de 2009

PEDIATRAS EM EXTINÇÃO.

Apesar de ser uma das mais nobres profissões, a medicina não recebe dos entes federativos o valor devido. Sem estrutura básica e com remunerações ínfimas, os médicos desempenham suas funções de forma precária.

No Senado Federal um mordomo ganha doze mil reais, ao passo que um médico deve ganhar em início de carreira, aproximadamente três mil reais, por vinte horas de serviço na rede pública. Além disso, os planos de saúde pagam aos médicos, a ínfima remuneração que varia de R$ 24 a R$ 47 reais. Uma vergonha.

Agora o mais curioso: quem vocês acham que vão pagar por isso? Eu respondo: nossos filhos, pois a pediatria está sendo a área mais afetada.

Segundo matéria da Folha de São Paulo os médicos começam a reagir à pediatria. No Distrito Federal só 23 das 47 vagas de residência foram preenchidas nessa área. Em Belo Horizonte, 90% dos 50 prontos de socorro já não possuem médicos pediatras e na cidade de São Paulo, dos 178, locais de atendimento, a metade já não possui médicos de crianças.

Enquanto isso, no Senado a sacanagem 'rola' solta. Nosso dinheiro continua sendo a arma letal apontada para nós mesmos, afinal quanto mais analfabetismo, fome e ignorância mais fácil manipular as ações de um povo.

Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: