segunda-feira, 9 de março de 2009

OAB/CAMPOS: OPOSIÇÃO DE OLHO NA PRESIDÊNCIA.



Advogado Cláudio Andrade se coloca como candidato da oposição.

Foi dada a largada para a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (12ª subseção) marcada para outubro e deve ser caracterizada por uma disputa das acirradas na história da entidade em Campos. O advogado Cláudio Andrade, também professor da Universidade Candido Mendes (Ucam), dissidente do grupo que hoje controla a OAB, desde logo se coloca como candidato da oposição à atual diretoria. “Afastei-me porque a atual diretoria deixou de cumprir alguns compromissos que assumiu na campanha. Inclusive a questão da reeleição, uma promessa de campanha dele (Estefan), mas desde logo descumpriu a partir do momento em que se coloca como candidato”, disse.

O descumprimento de propostas da atual diretoria passa também pela ausência da OAB em várias questões que envolvem o dia-a-dia do exercício da profissão dos advogados. “Durante a greve dos serventuários, a OAB se fez ausente, se omitiu de um problema sério, com uma paralisação que se estendeu por mais de 60 dias, sem que houvesse uma única ação ou proposta alternativa por parte da entidade. A OAB-Rio ainda buscou uma saída, entrando com uma liminar que garantiu o retorno de pelo menos 40% dos grevistas. Aqui, não se moveu uma palha”, criticou.

Na visão de Cláudio Andrade, a atual direção da OAB se mantém fechada às dificuldades do profissional que vive da advocacia e mais preocupada com a realização de eventos. “Não que não seja necessária a realização de seminários ou cursos, mas é essencial que o advogado tenha na OAB uma guardiã de suas prerrogativas. O advogado tem que se fazer respeitado dentro do fórum, ter melhor acesso aos magistrados e aos serventuários. Nossa proposta é centrar nossa atuação nesta direção, custe o desgaste que custar”, comprometeu-se.

Ampliação do mercado de trabalho

Outra bandeira do postulante é a defesa da ampliação do mercado de trabalho para os que iniciam na profissão. “Temos um projeto de inserção dos novos advogados no mercado de trabalho. Buscaremos junto a diversas entidades que se abra espaço para o advogado com a contratação de um profissional fixo, além de inseri-los no Núcleo de Práticas Jurídicas”, disse.

Outra divergência do advogado e professor da Ucam com a atual diretoria da 12ª subseção da OAB é quanto ao descumprimento de outra promessa de campanha. “Foi quebrado o compromisso de que não haveria reeleição. Quanto a mim, desde logo me comprometo, se eleito, não buscar a reeleição”, posicionou-se Andrade.

O candidato oposicionista informa que conta com vários setores organizados em sua candidatura, como as alas jovem (advogados com menos de seis anos de atividade), acadêmica (advogados/professores) e de mulheres. De acordo com Cláudio Andrade, dois ex-juízes (Everaldo Lemos e Dacione Nunes) também apóiam a candidatura. Andrade espera que sua campanha seja ainda calibrada com o apoio de dois cardeais da OAB, os advogados Geraldo Beiruth e Paulo Rangel de Carvalho, que já presidiram a entidade.

Fonte- Jornal O Diário.

Obs: Como entrevistado gostaria de retificar dois pontos na entrevista.

1- Trata-se de fiscalizar os Núcleos de Prática Jurídica e não inserir os advogados nos mesmos.

2- Caso os advogados Geraldo Beiruth e Paulo Rangel não sejam candidatos irei buscar votos nos respectivos eleitorados e não necessariamente na pessoa dos mesmos. Claro que essa hipótese também não será descartada, entretanto, depedende de outros fatores.

Cláudio Andrade.

5 comentários:

Sérgio Roberto Cardoso Moreira disse...

Me desculpem, mas para mim é difícil chamar o Claudinho de Dr. Cláudio. Somos amigos de longa data e torço sinceramente por sua vitória em novembro não só por ser um cara amigo dos amigos, excelente filho, pai e marido, possuir um caráter reto e íntegro. Estas virtudes, talvez, a maioria das pessoas não conheçam por não serem tão íntimas dele e de sua família, mas eu sei ... mas, uma virtude todos conhecem: a sua competência e seriedade para o trabalho. Claudinho, eu e minha família estamos nesta luta com você; que Deus continue te abençoando sempre e até a VITÓRIA. Seu amigo e publicitário, Sérgio.

Anônimo disse...

parabéns pela sua reportagem hj no jornal..
é de profunda admiração ver teu brilho..
gosto d+ de vc meu professor querido.
qdo receber mha carteirinha da OAB, queria mtooooooo q vc que me entregasse e não um outro advogado pq, realmente, não teria graça!
não direi meu nome aqui, agora, pois a atual administração pode depois me olhar "torto", eu sei bem disto.

FICA COM DEUS CLAUDINHO ANDRADE

Anônimo disse...

Avise a anônima das 22,52 que advogado não tem carteirinha. Tem carteira! Quem tem carteirinha é torcedor do Fluminense!

Anônimo disse...

AO ANÕNIMO QUE SE ENTROMENTEU NA MHA POSTAGEM:
ANÕNIMO DAS 15:47..
ENTÃO, FICA ASSIM:
PARA MIM, SERÁ CARTEIRINHA DA OAB SE FOR ALGUM ADVOGADOZINHO ME ENTREGAR.
MAS SE FOR CLÁUDIO ANDRAE, AÍ SERÁ CARTEIRA DA OAB COM MTA HONRA.

TÁ BOM VC ????

Anônimo disse...

VOCÊ É O "CARA" CLAUDINHO!
E EU SEMPRE DIGO ISTO AQUI NAS POSTAGENS!