quarta-feira, 11 de junho de 2014

Prefeitura de Quissamã e Consórcio Terra & Mar se reúnem com moradores de Barra do Furado


A Prefeitura de Quissamã e o consórcio Terra & Mar se reuniram na manhã desta quarta-feira (11) com os moradores de Barra do Furado, no Espaço Barra Play, com o objetivo de ouvir as demandas da população, relacionadas as obras do complexo logístico e Industrial Farol/Barra do Furado.
Constantemente são realizadas reuniões com os cidadãos furadenses. Desta vez, cerca de 50 moradores participaram do encontro. Na oportunidade, eles fizeram questionamentos, deram sugestões e apontaram demandas que foram discutidas na ocasião.

O principal foco foi a segurança da população com a intensificação das obras e com isso, o aumento do tráfego de veículos pesados, principalmente na Avenida Atlântica, a mais movimentada da localidade. Assuntos como a permissão para ônibus e vans irem até o final da via, exposto pelos moradores que decidiram em assembleia pelo acesso, foi debatido pelo setor de Trânsito da Guarda Municipal. O GM Pimentel esclareceu a questão.

“Se a gente permitir a ida desse transporte até o final da avenida, a vida das pessoas estará mais exposta a sérios riscos. Nós entendemos que nossa função é cuidar do patrimônio e o maior deles é o munícipe. Por exemplo, quando o ônibus tiver que manobrar, é arriscado colidir com um desses caminhões. Sendo assim, o acesso não desses veículos não deve ser permitido, pois eles mesmos estão assumindo um perigo desnecessário”, pontuou.

Comerciantes também aproveitaram para perguntar sobre as cercas e correntes que foram colocadas para evitar a passagem de pessoas nas ruas e em locais onde passam os caminhões que chegam a 20, diariamente, carregados de grande pedras para a composição da nova extensão dos molhes, conforme projeto.

O trânsito pesado também causou transtornos nas ruas por conta dos paralelepípedos terem cedido e chegou a rachar manilhas do sistema de esgoto, em algumas ruas, também por ser ultrapassado. O calcetamento é muito antigo e a área de toda localidade possui solo arenoso, por isso se danifica tanto. Mas a população obteve as respostas que buscou. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Carla Cabral, foi portadora de algumas delas.

“Entendemos que as obras do complexo causam alguns transtornos, como ocorre em outras regiões com obras desse porte, mas o importante é que estamos (prefeitura e consórcio), alinhados com a população, em diálogo constante e dando a assistência necessária aos problemas que surgirem. Por determinação do prefeito Octávio, todos os secretários municipais estão sob aviso para o atendimento imediato das demandas que cabem à prefeitura. Já a parte que cabe ao consórcio, está em contrato que foi assinado em 2011”, explicou.

Carla Cabral, bem como os representantes do Consórcio Terra & Mar, presentes na ocasião, destacou ainda, a importância dos moradores utilizarem a ouvidoria criada exclusivamente, para atender as demandas. O Centro de Atendimento e Ouvidoria do Complexo Logístico Farol/Barra do Furado, funciona diariamente, no Antigo palanque de surf.

Assecom da Prefeitura de Quissamã 

Nenhum comentário: