segunda-feira, 9 de junho de 2014

Creche recém-inaugurada suspende aulas por falta d'água em Campos dos Goytacazes


Dezenas de pais e responsáveis por alunos da Creche Jocineia da Silva Borges - que foi inaugurada há uma semana - no Jockey, fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (9 de junho), em frente à instituição. Sete dias após ser aberta, a creche já está com as aulas suspensas por falta d’água. Os manifestantes atearam fogo em pneus, galhos e caixas, interditando as ruas Henrique Oliveira e Rosa Montezano.

Segundo os pais de alunos, a creche funciona com uma caixa d’água de apenas mil litros, quantidade insuficiente para atender às necessidades dos professores e estudantes.

De acordo com Deise Soares, mãe de um aluno, os moradores do Jockey tiveram que esperar mais de dois anos até que as obras fossem concluídas. “A prefeitura já fez esperarmos esse tempo todo e quando a gente pensa que finalmente terá onde deixar nossas crianças, os professores dizem que não vai haver aulas porque o colégio não tem água. Isso é um absurdo!”, reclama.

O problema da falta d’água na creche recém-inaugurada não atinge apenas os alunos. A dona de casa Ana Lúcia Coutinho conta que tem dois filhos especiais. Segundo ela, na tarde desta segunda-feira eles teriam consulta com um neurologista, no Hospital Geral de Guarus, mas ela não tem com quem deixar o terceiro filho, um bebê que deveria estar na creche. “Não vou poder ir à consulta porque a creche onde o meu filho mais novo estuda – que foi inaugurada há poucos dias - não tem aula por falta d’água. Se contar ninguém acredita”, ironiza.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que tem tomado as providências necessárias para que todas as crianças sejam atendidas pela rede municipal. Além de construir novas unidades, também está realizando obras de reforma e ampliação para aumentar o número de vagas e proporcionar mais conforto e segurança a todos. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes afirma que, devido à grande demanda para a Educação Infantil no Novo Jóquei, além da Creche Escola Modelo Jocinéia da Silva Borges, com capacidade para 100 alunos, inaugurada em 2013, há cerca de uma semana, foi concluída a obra em um imóvel para receber as crianças que estavam aguardando uma vaga na unidade.


Assim que foi informado sobre a falta d'água na manhã desta segunda-feira (09), quando ocorreu o problema no abastecimento, o departamento de infraestrutura da secretaria informou à empresa responsável, que já tomou as providências para os reparos necessários. Também foi solicitado caminhão-pipa para que não haja interrupção das aulas. Na região do Jóquei, já foram construídas e inauguradas duas creches modelo, sendo uma no Novo Jóquei e outra no Jóquei 2, e uma escola. Uma nova creche será construída para atender às crianças que, hoje, estão neste imóvel.

Terceira Via

Nenhum comentário: