terça-feira, 10 de junho de 2014

Patrimônio histórico de São João da Barra aberto a estudantes‏


Além de proporcionar oportunidade de visitação a moradores e turistas durante todo o ano, o patrimônio histórico de São João da Barra recebe frequentemente estudantes de escolas públicas e privadas, que buscam conhecer um pouco mais da história do município sanjoanense e região. Nesta terça-feira, 10, cerca de 80 estudantes do Instituto Profissional Laura de Vicunha, da cidade de Campos dos Goytacazes, esteve no Palácio Cultural Carlos Martins e na Casa de Cultura João Oscar (antiga Casa da Câmara e Cadeia), prédios históricos que receberam a certificação internacional do Herity e são geridos pela secretaria de Educação e Cultura. Os alunos também visitaram a igreja matriz, outro prédio certificado pelo instituto internacional como patrimônio cultural.

Segundo o coordenador geral de Cultura do município. André Pinto, as visitas são frequentes e realizadas mediante agendamento prévio. Os alunos acompanham atentamente as explicações sobre o funcionamento e a história dos prédios históricos. O próprio coordenador de cultura é o guia em algumas dessas visitações. “Muitas das vezes as pessoas que são da comunidade não veem a importância desses espaços para a região. A visita de pessoas de outras cidades desperta o interesse também nas pessoas daqui, isso é muito bom”, disse André.

Os professores do Instituto Laura de Vicunha que acompanharam os alunos participam da visita aos prédios sanjoanenses pela segunda vez. Em sala de aula, os alunos apresentam um relatório sobre o que adquiriram de conhecimento durante a visita. “No Palácio Cultural, por exemplo, os alunos aprendem tanto o conteúdo de História como Artes”, explicou a professora Michele Moraes, que leciona na disciplina de Artes.

O professor de História Franco Garcia frisou que é sempre bem recebido nas visitações aos prédios históricos de São João da Barra e que as explicações são sempre bem apresentadas, tirando o aluno da rotina da sala de aula. “Os alunos têm a noção do que são os patrimônios e de sua preservação. Depois da visita eles vão escolher um dos pontos e fazer uma pesquisa na internet, comparando com as impressões que tiveram na visita ao local”, explicou o professor.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: