sábado, 31 de maio de 2014

Saúde de Quissamã apresenta balanço do quadrimestre em audiência na Câmara


A secretaria municipal de Saúde de Quissamã realizou, na manhã desta sexta-feira (30), na Câmara de Vereadores, audiência pública para apresentar um balanço de todas os atendimentos e atividades realizadas no primeiro quadrimestre de 2014 pelas unidades de saúde do município. 

Segundo informação da técnica da área de planejamento da pasta, Delba Barros, a audiência é em cumprimento à Lei Complementar 141, que obriga as prefeituras a prestarem contas, junto à população, das atividades que desenvolvem a cada quatro meses, mostrando os resultados das auditorias, das ações e das receitas e despesas. “É importante destacar que, de todo o orçamento da área de saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) responde apenas por 17%. O restante é bancado com recursos próprios da Prefeitura de Quissamã e dos royalties”, informou Delba.

A audiência começou por volta de 9h30 e foi encerrada ao meio-dia, com representantes da comunidade, que compareceram em bom número à Câmara para se inteirar de todas as ações desenvolvidas no período pela secretaria de Saúde. “É preciso que a população se conscientize de que a saúde não se resume apenas em consultas e exames médicos. É um conjunto de ações que são desenvolvidas em suas unidades, que vão desde a prevenção de doenças à promoção da saúde, de uma forma geral”, disse a técnica em planejamento.

Delba falou também da importância da capacitação dos profissionais da área de saúde, visando melhorar ainda mais o atendimento que é oferecido à população quissamaense. Como exemplo, ela lembrou da preocupação com a alimentação saudável que é servida a pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus.

— Outro detalhe que devemos ressaltar é que na área de saúde trabalhamos com pessoas. Cada uma tem sua complexidade. E é sempre bom lembrar que qualquer situação que ocorra entre o usuário e o profissional que o atende, foge ao controle da secretaria. Por isso temos uma Ouvidoria — afirmou a médica Mara Regina, secretária de Saúde de Quissamã.

No primeiro quadrimestre deste ano, a Saúde realizou 10.185 consultas nas unidades de Saúde da Família; 6.859 consultas especializadas — com exceção da saúde mental — e 14.275 atendimentos de emergência no Hospital Mariana Maria de Jesus.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: