quarta-feira, 28 de maio de 2014

Consultório dentário no Hospital São José com 7 erros gravíssimos


1º – A PIA: Pelas normas da Vigilância Sanitária (VISA/ANVISA) – só tem 1 pia no consultório do H São José. Usada a mesma pia para lavar as mãos dos profissionais e lavar INSATRUMENTAIS CONTAMINADOS, podendo ocasionar INFECÇÃO CRUZADA tem que ter OBRIGATÓRIAMENTE 2 PIAS.
2º – A TORNEIRA da pia: pelas normas da VISA ela tem que ser aberta pelo antebraço e não pode colocar a mão para não haver contaminação, observe que a torneira é COMUM – risco de infecção cruzada.
3º – ESTUFA E AUTOCLAVE DEBAIXO DA PIA: Não é recomendado a colocação de equipamentos de esterelização no mesmo nível do chão. Observar que a ESTUFA não tem TERMÔMETRO, o que é obrigatório.
4º – FIOS aparentes pendurados na parede, podendo ocasionar curtos circuitos, não recomendado e aceito pela VISA.
5º – Caixas penduradas na parede do consultório, assim como calendário, ou quaisquer papéis, o que não é permitido pela VISA.
6º – FALTA de rolopack para proteger as áreas do equipamento onde o dentista e auxiliar colocam a mão: pega do foco, encosto da cadeira, braços da cadeira etc, o que é OBRIGATÓRIO para evitar infecção cruzada. Observe que não tem isso nas fotos.
7º – Bandejas encostadas na parede junto com materiais de LIMPEZA, o que não é permitido pela VISA/ANVISA.

Postado no blog do Alexandre Bastos.

Um comentário:

Paulo da Saúde disse...

Rapaz, que turminha chata heim!!!

O governo trabalha eles reclamam, o governo não trabalha eles reclamam... o Governo anda rápido com uma obra eles reclamam (28 de março) o governo anda de vagar em uma obra eles reclamam... O pessoal do Governo tem que ter muito saco para aguentar!

Vamos apontar os sete erros nos erros apresentados:

1 - Os instrumentais não são esterilizados nessa pia, a pessoa que falou isso não conhece nada da organização do Hospital São José, lá tem um setor especifico para a esterilização dos instrumentais... já começou mal!!!

2 - A torneira da pia pode sim ser acionada pelo cutuvelo. Se prestar atenção na imagem da torneira percebesse que é do modelo que tem um alavanca que ao mover aciona a torneira. O amigo deve ser míope!

3 - O esquizofrênico falou que tem uma autoclave em baixo da pia. Só pode ser maluco por não saber diferenciar uma autoclave de um armário. (Poxa Bastos, assim vc perde a credibilidade!)

4 - O nobre denunciante não deve ser eletricista e por isso não percebeu que o fio esta encapado e não apresenta risco de curto circuito, mas realmente ficou feio na foto.

5 - A caixa pendurada na parede se chama descarpack (para colocar materiais perfurocortantes) e esta perfeitamente dentro das normas da Anvisa e deve sim ficar fixado na parede!!! Esse pessoal pensa que entende de saúde e normas da Anvisa, dá até pena!

6 - O dentista usa uma coisa chamada LUVA para evitar a infecção cruzada que é descartada após cada procedimento, mas o amigo que jogou os sete erros e errou todos não deve conhecer esse item de EPI muito raro. Rs..

7 - bandejas junto com material de Limpeza??? kkkkkkkk... O cara não conhece nada de saúde! Todos aqueles materiais são medicamentos e materiais de desinfecção como alcool 70.

Olha é complicado para um Servidor da saúde ler isso tudo que eu li, fico até ofendido com tanta ignorância!