terça-feira, 18 de março de 2014

Clones resistentes ao nematóide plantados em SJB‏


São João da Barra é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a testar o plantio de clones resultantes do cruzamento entre a goiaba e o araçá resistente a praga do nematoide, que ataca agressivamente as goiabeiras até a morte. Com a introdução desses clones aumentam em 95% as chances de resgatar a cultura da goiaba na região. Daqui a quatro meses devem surgir os primeiros resultados.

Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, de Petrolina, em Pernambuco, a Prefeitura de São João da Barra por meio da secretaria de Agricultura e o produtor rural Jorge Soares, possibilitou o plantio de 66 clones que representam a esperança dos agricultores na solução do combate ao nematóide.

Segundo o secretário de Agricultura, Pedro Nilson Alves Berto, com o plantio desses clones, que serão testados em São João da Barra, espera-se um resultado positivo de resistência ao nematóide na região. “Atestada à resistência, os clones passarão por processo de enxertia com as goiabeiras de expressão econômica na região contribuindo, desta forma, para o resgate da goiaba que representa importante cultura para a economia sanjoanense”, disse.

O prefeito José Amaro de Souza Neco acompanhou de perto o plantio dos clones na propriedade de Jorge Soares, que desde 1990 quando iniciou o cultivo da cultura de goiaba, já teve 80% da lavoura erradicada pelo nematóide. “Estamos empenhados e otimistas em resolver os problemas que afligem o setor rural trazendo para nosso município soluções desenvolvidas por técnicos da Embrapa de Petrolina no combate ao nematoide”, declarou Neco.

Para o produtor rural Jorge Soares, que esteve em Pernambuco com o secretário Pedro Nilson e outros agricultores, as esperanças estão renovadas no combate ao nematóide. “Se esses clones apresentaram alta resistência em áreas de infestação do nematóide no semiárido nordestino as chances são muitas de combater de vez essa praga em nossa região”, ressaltou.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: