quarta-feira, 6 de novembro de 2013

EIG Holding prestará explicações a Comissão Especial do Porto do Açu da Alerj no dia 12 de novembro



O deputado estadual Roberto Henriques participou hoje da audiência pública da Comissão Especial para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logístico Portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos no empreendimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na condição de presidente, que contou com a presença do Sr. Eugênio Figueiredo, diretor Financeiro da LLX Logística e da LLX Açu prestando esclarecimentos sobre o andamento das obras e as decisões da empresa sob essa a nova gestão.

No encontro que contou também com a participação de representantes do legislativo e executivo municipal da região do Superporto, representantes da sociedade civil organizada e das Instituições como o IFF, Uenf, Faetec, Cetep ficou estabelecido que a empresa EIG Holding, atual controladora do Surperporto do Açu,que já confirmou presença, enviará no dia 12 de novembro, terça-feira, às 10 horas para prestar esclarecimentos à comissão o senhor Kevin Korrigan, representante da empresa no Brasil.

Na audiência pública o Sr. Eugênio Figueiredo esclareceu que o senhor Eike Batista não é mais o principal acionário do Superporto do Açu e não é mais o controlador da LLX. Ainda segundo o diretor Financeiro da LLX, os projetos socioambientais e das obras estabelecidos anteriormente pela outra gestão serão mantidos. Quando questionado pela necessidade de um projeto de aproveitamento da mão de obra local, ele afirmou que em janeiro de 2013, entre empregados próprios e terceirizados, foram constatados cerca de 3.800 trabalhadores que evoluíram para 5.400 trabalhadores em outubro deste ano em que cerca de 54% dos mesmos são compostos por cidadãos de São João da Barra e vizinhança.

“É de interesse da empresa utilizar o máximo de mão de obra possível na construção do porto, dos clientes e futuramente nas movimentações. Algumas vezes não conseguimos mão de obra especializada ”, afirmou Eugênio Figueiredo.

De acordo com o Sr. Eugênio Figueiredo, o ano de 2013 teve muita evolução no andamento das obras. Até o final do ano as 139 torres de energia serão concluídas em um investimento de 200 milhões de reais.De acordo com os dados divulgados também pela empresa o impacto na economia no município de São João da Barra com as obras do complexo teve o aumento de R$750 mil, em 2005, para R$ 33 milhões em ISS (Imposto Sobre o Serviço), em 2012.

O deputado estadual Roberto Henriques após ouvir as explicações afirmou que o projeto da construção do Complexo Logístico Portuário do Açu é desejado pelo país e região, mas os impactos devem ser pensados de uma forma conjunta, pois impacta também municípios vizinhos.

“O planejamento logístico, bem como, de impactos sociais e econômicos devem ser pensado de forma conjunta pelos municípios da região, de forma integrada, pois todos sofrem com as decisões. Quando digo sofre, quero dizer ganhar e perder com a instalação do Complexo Portuário do Açu”, afirmou Henriques.

Ao final da reunião, ficou acordado que a comissão enviará um requerimento à empresa LLX pedindo o projeto original do Complexo Portuário do Açu e suas alterações, o projeto do corredor logístico, todos os processos de desapropriação, os estudos dos impactos ambientais e as licenças obtidas, a atual situação financeira do empreendimento e os empréstimos privados e públicos obtidos, os estudos da geração de empregos, o cronograma físico e financeiro e outros esclarecimentos.

“Depois da reunião do dia 12 de novembro com a EIG estaremos fazendo audiências públicas em São João da Barra e estaremos ouvindo a população, as autoridades e presentantes do município, representantes da sociedade civil organizada e os funcionários envolvidos e compararemos as informações que obtivemos na reunião de hoje”, disse Roberto Henriques.

Estiveram presentes também na audiência pública de hoje o deputado estadual Luiz Paulo, relator, a deputada estadual Enfermeira Rejane, membro suplente e o deputado estadual Geraldo Pudim, membro efetivo da Comissão.


Assessora de imprensa do deputado estadual Roberto Henriques – Rio de Janeiro
Milena Veloso
(21)99986-8479
(21)2588-1245

2 comentários:

Anônimo disse...

É MUITO BOM PARA NOSSA REGIÃO PODER CONTAR COM UM DEPUTADO TRABALHADOR QUE SE PREOCUPA COM OS ASSUNTOS RELEVANTES EM PROL DA SOCIEDADE DA FORMA QUE FAZ O NOBRE ROBERTO HENRIQUES. CARLOS.

Davi disse...

Talvez seja por isso que as coisas que estavam paralisadas politicamente em Campos, atualmente estão se concretizando. É que o Deputado Roberto Henriques, demonstra não desistir com facilidade dos obstáculos que são colocados a sua frente. Coisa que outros candidatos simplesmente fazem a solicitação, o resto é com se Deus quiser!