segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Certificação pelo Instituto Herity dos prédios históricos do município acontece amanhã (5),em SJB






Economia, sociedade e ambiente são os três pilares que baseiam o programa de Gestão Integrada de Território (Git), ao qual São João da Barra passou a integrar quando o Complexo Industrial Portuário e Logístico do Açu começou a ser instalado no município. A Git é um modelo de gestão participativa que envolve o poder público, sociedade civil, empresas e instituições de educação na busca do desenvolvimento sustentável. Sendo São João da Barra uma cidade que valoriza a cultura, foi agregada ao trinômio da Git a dimensão da cultura e do patrimônio.


Com um passado histórico riquíssimo São João da Barra se destaca pela preservação do seu patrimônio e para que essa valorização da cultura histórica se desenvolva cada vez mais, o município buscou e conquistou a certificação da Herity Internacional, uma Organização Mundial independente, sem fins lucrativos, sediada na Itália para a Certificação de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural, reconhecida pela Unesco como forte ferramenta de gestão de qualidade de patrimônios culturais.


O processo de conquista da certificação da Herity foi longo e contou com o apoio da EBX e da Ibio. A aprovação da certificação veio depois de cumprir três etapas de avaliação. Na primeira, foi respondido um questionário com informações técnicas e detalhadas dos prédios integrantes do processo. Na segunda, representantes da Herity vieram a São João da Barra fazer uma avaliação in loco e na terceira, o público que visitou os prédios no período de março a maio foi responsável pela avaliação. A organização leva em consideração quatro quesitos: relevância de valor cultural, conservação, comunicação e serviços. Em setembro a Herity aprovou a certificação dos seis prédios históricos integrantes do processo, sendo eles: Casa de Cultura João Oscar, Centro Cultural Narcisa Amália, Estação das Artes Derly Machado, Cine Teatro São João, Palácio Cultural e Igreja Matriz de São João Batista.

A partir do dia 5 de novembro, próxima terça-feira, Dia Nacional da Cultura, São João da Barra vai passar a integrar o pequeno rol das cidades brasileiras que possuem a certificação de patrimônios culturais relevantes. No Brasil são certificados o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí; o Museu das Minas e do Metal, em Minas Gerais; o Museu São José, em Santa Catarina e a Fortaleza da Barra, em São Paulo. No Rio de Janeiro, São João da Barra é a pioneira.

Os certificadores da Herity, Maurizzio Quagliuolo, secretário geral da organização e Marnetto Gaia, especialista em conservação cultural e professora universitária vão entregar pessoalmente a certificação em cada prédio. Eles vão participar de uma coletiva de imprensa às 10h, do dia 5, na Casa de Cultura João Oscar – antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública. Na parte da tarde passam a entregar a licença e descerramento das placas nos prédios.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: