terça-feira, 1 de outubro de 2013

Comissão Especial do Porto do Açu terá sua primeira reunião amanhã na Alerj



Acontece amanhã (02/10) a reunião de instauração da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logísticos portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos no empreendimentos. O deputado estadual Roberto Henriques que é requerente e presidente da comissão foi motivado à instaurá-la baseada nas denúncias que recebeu dos pequenos agricultores e moradores de Barra do Açu, em São João da Barra. O empreendimento faz parte de um grupo de empresas que englobam também as do empresário Eike Batista que tem sofrido com a desvalorização dos seus negócios.

“Os recentes acontecimentos ocorridos que envolvem o empreendimento e as empresas investidoras, veiculadas pela imprensa nacional e local, dão conta de um processo gradual e progressivo de desmobilização da execução dos investimentos. Os fatos tem gerado especulações e insegurança para toda a região do Norte Fluminense. Além das denúncias recentes sobre um possível desastre ambiental, alterando a salinização da terra, provocado pelas atividades da LLX, uma das empresas envolvidas no processo, apontam para uma provável contaminação dos terrenos do Açu. Os trabalhos da comissão terão três vertentes básicas: o inventário do Porto, o condomínio industrial e o estaleiro, foco maior da crise em que se encontra o complexo”, afirmou Henriques.

Serão convocados a prestar esclarecimentos ao longo das atividades a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado (Codin), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea) além dos moradores, comerciantes e demais trabalhadores da região. A Comissão será composta por sete membros, os deputados: Roberto Henriques, Jânio Mendes, Bernardo Rossi, Luiz Paulo, João Peixoto, Rosângela Gomes, Geraldo Pudim e a Enfermeira Rejane, que será suplente.

Foto: Complexo Industrial do Superporto do Açu/ Junho 2013 - Credito Grupo EBX
Assessora de Imprensa do deputado estadual Roberto Henriques – Rio de Janeiro
Milena Veloso
(21)9986-8479
(21)2588-1245

2 comentários:

Anônimo disse...

O Deputado Roberto Henriques mais uma vez demonstra sua preocupação com a população da Região. Desta feita Requereu uma Comissão Especial na ALERJ para discutir os impactos sociais e ambientais causados no Porto do Açu. Parabéns Deputado por suas lutas constantes pensando no coletivo...

Anônimo disse...

Uma iniciativa louvavel, acho sinceramente que deveria se questionar e investigar possíveis injustiças no processo de privatização de propriedades rural produtivas para fins industriais.