quarta-feira, 1 de maio de 2013

O fenômeno do aluguel no Poder Público

Jornal Terceira Via


Assim como o particular, a Administração Pública também realiza inúmeros atos bilaterais, como, por exemplo, os contratos. Em várias ocasiões, a Administração entende ser mais interessante contratar com o particular do que ter que adquirir um bem de forma definitiva ao realizar uma compra. Todavia, vem uma indagação: o aluguel em detrimento à compra é sempre a melhor alternativa?

Na última sexta-feira, foi publicado, no Dário Oficial do município de Campos dos Goytacazes, o sétimo termo aditivo, do processo nº 2.09/5140-3, do pregão 103/09 onde a Prefeitura renova o contrato com a Empresa Lumentech-Comércio e Serviços LTDA para aluguel de seis veículos do tipo sedan, sendo um deles blindado.

Para a prestação desse serviço, a empresa contratada vai receber trinta e nove mil, seiscentos e vinte e seis reais e setenta e um centavos. Esses valores não incluem motorista nem mesmo combustível.

A escolha, por si só, de um carro blindado já seria matéria específica de um artigo. Afinal, quais seriam os motivos alegados pelo Gabinete da Prefeita para incluir, na frota alugada, um veículo de tamanha segurança? Mero capricho ou receios advindos dos tempos de Governadora?

Outra publicação que merece destaque é a referente ao processo nº 2012.019.000200-6-PR, do pregão presencial nº 001/2012, sobre sistema de registro de preços, onde a Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima contratou uma empresa especializada em locação e montagem de telões com projetor. Para esse serviço, o ente federativo pagou à contratada Juarez P. Gomes-ME a quantia de cento e dezesseis mil e cem reais.

Pelo visto, a Prefeitura de nosso município gasta consideravelmente com aluguel quando poderia adquirir o que aluga por preços bem razoáveis e de forma definitiva já que gasta bem mais com a locação. Essa modalidade de aluguel em vez de compra efetiva faz com que o custo/benefício dos procedimentos estejam sempre passíveis de questionamentos e contestação.

Desde o meado da década de noventa, as administrações públicas partiram para a terceirização dos serviços e isso é um fenômeno nacional e aqui, não seria diferente. No entanto, não se pode admitir que os entes federativos se transformem em meras figuras pagadoras, tornando toda a sua estrutura de natureza particular.

Em verdade, há casos em que não há necessidade de alugar. Uma compra seria cabível e mais oportuna, resultando em uma economia para o erário.

Qualquer valor pago pelo município ao particular leva um pouco de nossa contribuição enquanto cidadãos. Por isso, imperioso que se tenha certeza de que quando se optou pelo aluguel foi esse o caminho mais viável e acertado.

De fato, o sucateamento dos móveis e imóveis das Prefeituras contribuiu para que o sistema de aluguéis crescesse. Em nosso município, a Empresa GAP recebe milhões dos cofres públicos para alugar ambulâncias e as regras contratuais são contestadas, inclusive pelo Ministério Público conforme matéria da revista Época desta semana.

Entendo que a Prefeitura deve ter o discernimento devido para saber quando o aluguel é a melhor alternativa e não usá-lo como regra como vem ocorrendo. Dessa forma, tem-se um funcionamento célere e eficaz da máquina administrativa.

Nessa linha, a relação custo/benefício de aluguel e compra deve ser debatida à exaustão. Isso porque os numerários repassados para as empresas privadas não nascem por osmose. São frutos de várias fontes, mormente dos tributos pagos por nós, que acabamos por sermos os verdadeiros contratantes dessas empresas privadas!

Cláudio Andrade

9 comentários:

CARLOS RIBEIRO disse...

PARABÉNS TRABALHADORES(AS). PARABÉNS !!

Anônimo disse...

Por falar em alugar O governo paga aluguéis de casas para famílias que estão vindo de regiões do Rio de Janeiro , esperando a construção de casas populares, por isso que os distritos como Goytacases, Travessão está cheio de familias de fora! E o crime também está crescendo! Ganham casa , cheque cidadão e transferem o título de eleitor ....e CEPOP!

Anônimo disse...

O pessoal do morro do Rio de janeiro também estão com casas alugadas paga pelo governo , até sair as casas populares ! E a bandidagem tá migrando pra cá ... e vota nela! É ELA!

Anônimo disse...

O pessoal do morro do Rio de janeiro também estão com casas alugadas paga pelo governo , até sair as casas populares ! E a bandidagem tá migrando pra cá ... e vota nela! É ELA!

Anônimo disse...

Se alugar carros não fosse vantagem porque estas firmas grandes privadas que estão atuando no porto do Açu e presta serviço para Petrobras não compra veículos próprios como ônibus para levar seus funcionários para o trabalho todos os dias, porque contrata a 1001 para isso!
Em relação a economia é o que eles pensam primeiro, então acho que o poder publico esta no caminho certo!

Anônimo disse...

Isso é para vocês verem que temos o privilegio de ter duas pessoas que foram governadores lutando pela nossa cidade. Ex: o Dep. Federal Amthony Garotinho que enfrentou Ricardo Teixeira ate ele renunciar a CBF e bate de frente com as Organizações Globo! Da mesma forma que ele é ameaçado a família dele também precisa de uma segurança maior você não acha!

Davi disse...

Enquanto isso... O Secretário de Governo senta no cofre, e manda todo mundo economizar. Corta horas extras, limita o uso do telefone, economiza papel, até higiênico, etc. etc. etc. Isso sim é uma enorme economia, certo?

Anônimo disse...

Anonomo de 11:45 as grandes empresas alugam sim por questão de logistica e pagam o preço real de mercado, isto quando não conseguem um bom abatimento, agora a prefeitura de Campos alugo por um preço....$$$$$ ++++ acima dos usuais e bota acima disto.

Anônimo disse...

Lamento meu amigo das 18:01, tem policia federal, MP e vc que pode denunciar isso, para que isso não aconteça, vou te ensinar tenta conseguir algum contrato de aluguel de uma empresa privada e compare com o aluguel da prefeitura, ai é só levar no ministério publico para eles abrirem uma investigação se o valor estiver absurdo como vc falo.