sexta-feira, 3 de maio de 2013

Agente de Trânsito conscientiza condutores de veículos em SJB sobre ordenamento nas ruas




O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza, Neco, determinou que uma equipe de 15 agentes de trânsito atuasse no mês de maio nas principais vias públicas do município desenvolvendo um trabalho de conscientização e educação de trânsito. A medida é para alertar os condutores de veículos sobre a implantação da Municipalização do Trânsito e integração ao Sistema Nacional de Trânsito, que já está em operação na cidade.

​Segundo o secretário de Transporte, Mário Rocha, a partir do dia 1º de junho os condutores infratores serão multados e penalizados. “Durante os cinco primeiros dias de serviço nas ruas constatamos mais de 200 infrações de trânsito como veículo na contra mão e em cima da calçada, estacionamento em local proibido e motociclista sem capacete e conduzindo menor de idade, entre outras”, comentou o secretário.

​– No mês de maio realizamos o Curso de Formação e Capacitação de Agentes de Trânsito que aprenderam sobre legislação de trânsito, técnicas de abordagem, relações interpessoais, educação para o trânsito, alto de infração e notificações de infração – declarou o secretário, acrescentando que além da atribuição de fiscalizar a circulação, a parada e o estacionamento os agentes tiveram noção de fluidez, mobilidade e, principalmente, de segurança e proteção do cidadão com o intuito de agir para prevenir a vida com um trânsito ordenado evitando acidente através da orientação.

​Entre as ações do agente de trânsito está a colocação de placas de regulamentação de trânsito proibindo o acesso dos condutores na areia da praia conforme o artigo 187, inciso primeiro da Lei 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro.

​“No início de junho haverá uma Audiência Pública com a participação da sociedade civil organizada, população em geral, poder executivo e legislativo, que estarão discutindo sobre as mudanças do Plano de Mobilidade Urbana”, lembrou Mário informando que na oportunidade será apresentado o parecer da equipe técnica de engenharia e as sugestões dos moradores.

​– Entre outras ações de mudanças do Plano de Mobilidade Urbano está a mudança do sentido do fluxo na Joaquim Thomaz de Aquino Filho para mão única ganhando assim cerca de 120 vagas de estacionamento nesta via para motos, bicicletas, carros e vagas delimitadas para deficiente físico, colocação de semáforos em determinados locais, sinalização horizontal e vertical e construção de quatro rotatórias – finalizou.

Secom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: