quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ministro coloca epidemia de dengue na conta dos prefeitos




O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira (3/4) que o país deve registrar este ano a mesma quantidade de casos de dengue de 2010, quando o país enfrentou uma epidemia da doença, com 580 mil casos notificados.

Os números vinham caindo no país em 2011 e 2012, mas voltaram a subir neste ano. Para o ministro, a troca de comando em diversas prefeituras, em janeiro de 2013, provocou a interrupção de ações de prevenção e combate à doença, contribuindo para o aumento de casos.

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, Padilha alertou que há três anos, apenas dois tipos de dengue circulavam no país, contra quatro tipos em circulação atualmente.

Até o momento, segundo Padilha, os estados que mais registram casos da doença são Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Ele não chegou a citar, entretanto, os dados referentes a cada uma das secretarias de saúde em questão.

Correio Brasiliense

2 comentários:

Carlos Alberto Simas Borges disse...

Concordo plenamente com o ministro de que as prefeituras têm grande responsabilidade nesta epidemia de Dengue, entretanto a quem cabe o gerenciamento do trabalho de prevenção e controle do Aedes aegypti no Brasil? Salvo engano é do Ministério da Saúde, no qual o ministro Padilha é o titular da pasta.

Na condição de Agente de Saúde (há mais de 25 anos) e formação em Biologia Ambiental não vejo realmente como se pode continuar deixando este trabalho nas mãos de Prefeituras que só visam às verbas Federais.

Se eu fosse ao menos secretário do secretário do Ministro já teria proposto há muito tempo ao Congresso Nacional a desvinculação dessa triste e cruel experiência que não deu certo.

Neste momento, por exemplo, no município aonde sou cedido, centenas de agentes de saúde já foram comunicados de suas substituições por outros apadrinhados do prefeito e vereadores.

Isso é trabalho sério de prevenção a Dengue? Está ai o resultado, milhares de vítimas e muitas mortes desnecessárias. Saber o que o Senhor sabe Ministro Padilha, todos nós sabemos.

Pena que não tenhamos o poder da caneta que o Senhor tem, pois, se tivéssemos, há muito tempo já teríamos pelo menos tentado resolver!

Carlos Simas
Agente de Saúde, Biólogo Ambiental e Professor.

MAURICIO disse...

O MINISTRO NÃO PODE E NÃO DEVE CULPAR OS PREFEITOS ESSA EPIDEMIA NÃO É CULPA DE UM MUNICIPIO E SIM DE UM PAIZ QUE NÃO LAVA ESSES CASO A SERIO. POR FALTA DE VERGONHA SAÚDE PUBLICO É OBRIGAÇÃO DE TODOS OS GOVERNANTES E POPULAÇÃO .FIQUEM DE OLHO.