quarta-feira, 3 de abril de 2013

Defesa Civil de SJB participa de workshop da ONU‏





A Prefeitura de São João da Barra participou do 5º encontro do Workshop do Marco de Hyogo com a REDEC Noroeste nesta terça-feira (02), no Centro Cultural da Prefeitura de Miracema com a presença de prefeituras do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

Foram abordados temas para prevenção e reconstrução de Cidades Resilientes, com importantes medidas sobre a adoção de redução do risco de desastres no planeta. Essa é uma campanha do Marco de Ação de Hyogo (MAH) da ONU.

O objetivo do encontro com os 92 municípios do estado, é apresentar durante todo o primeiro semestre as cinco prioridades de ação: Fazer com que a redução dos riscos de desastres seja uma prioridade; Conhecer o risco e tomar medidas; Desenvolver uma maior compreensão e conscientização; Reduzir o risco; e Estar preparado e pronto para atuar.

Neste evento representando o município, compareceram o coordenador de Defesa Civil Adriano Martins, o subcoordenador Wellington Barreto e cinco representantes da equipe de Defesa Civil de São João da Barra.

No último dia (26), São João da Barra esteve no 4º encontro que foi realizado em São Fidelis, e na ocasião o vice-prefeito Alexandre Rosa, participou da abertura do evento e acompanhou as palestras.

O evento é realizado pela Escola de Defesa Civil (ESDEC), e após os encontros a previsão é que já tenha 460 principais ameaças naturais de desastre no território fluminense, que serão subsídio para a confecção do Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, uma das premissas do MAH.

De acordo com o coordenador Adriano, é de suma importância participar desses encontros, pois é um evento de nível internacional. Segundo ele, no Norte do estado são apenas quatro prefeituras que estão inscritas nessa campanha da ONU. E através do site da Escola de Defesa Civil do RJ onde o município é cadastrado, tem ainda a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos e trocar informações com várias outras Defesas Civis. 

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: