quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Royalties: Roberto Henriques faz discurso firme em favor do Estado do Rio



...não há mais como aceitar que empresas, geralmente multinacionais, continuem subestimando a organização do povo brasileiro...


O Deputado Roberto Henriques (PSD/RJ) usou o plenário da ALERJ, na tarde de ontem para falar sobre assunto de extrema importância para o Estado do Rio de Janeiro que é a polêmica sobre a possível remodelagem da partilha dos Royalties do Petróleo.

Para os que não sabem, caso haja mudanças nos repasses das verbas compensatórias, o município de Campos dos Goytacazes será um dos mais afetados. Diante dessa questão e visando cerrar fileiras em defesa dos cidadãos do Estado do Rio, Roberto fez importante discurso na Assembléia Legislativa.

O Deputado alertou aos parlamentares presentes que as mídias, em todos os seus seguimentos, já estão anunciando o que ele chama de “covardia dos inimigos golpistas do espírito federativo”.

Henriques fez um comparativo entre os demais entes da federação que possuem riquezas naturais e ressaltou que os mesmos também precisam ser incentivados a protegerem o que é seu. Na ótica do deputado, todos os Estados precisam ser respeitados no que tange as suas riquezas e isso, inclui, por óbvio, o Rio de Janeiro.

Para Henriques a luta não deve ser para a retirada dos direitos de um ente em favor de outro. A luta deve ser coletiva, onde todos que tenham direito possam ser gratificados por isso, sem que haja prejuízo para os que já recebem os repasses federais.


Roberto lembrou como exemplo, que uma ação coletiva e protetiva podem fazer com que o Rio Grande do Norte receba os royalties do sal e que a zona do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, receba os royalties do nióbio. Para dar mais ênfase a sua fala, Roberto citou o movimento que o povo mineiro começa a realizar em defesa de seus interesses.


O parlamentar do PSD disse que não há mais como aceitar que empresas, geralmente multinacionais, continuem subestimando a organização do povo brasileiro e continuem roubando o que é nosso. Aqui, segundo Henriques, só ficam os prejuízos sociais e ambientais e para fora, as empresas levam, para as suas matrizes, os recursos do povo brasileiro.

Roberto finalizou enaltecendo a luta do povo do Estado do Rio de Janeiro, dos municípios produtores de petróleo, da ALERJ, do Governador Sérgio Cabral, do povo fluminense e dos prefeitos que administram os municípios nesse momento de extrema relevância para o nosso território.  



Nenhum comentário: