terça-feira, 1 de junho de 2010

O DISCURSO DE POSSE DE IVAN MACHADO NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CAMPOS

Minhas Senhoras e meus Senhores, 
            Noutro dia ao conversar com um colega, ouvi dele as seguintes palavras: “Você vai descascar um abacaxi”. Ele referia-se, naturalmente, ao fato de eu estar assumindo a Presidência da Fundação Cultural de Campos.
            Não sei o que respondi naquela hora, mas quero lhes dizer neste momento:
            Tenho plena consciência da responsabilidade do cargo que agora assumo. Sei que neste tempo a nossa Fundação atravessa, talvez, a maior das suas crises. No entando, sinto-me extremamente honrado em presidir essa quase sexagenária INSTITUIÇÃO, patrimônio de nossa Campos dos Goytacazes.
            Não pretendo ser o “salvador da pátria”, pois o sucesso não depende só de uma pessoa, mas de uma conjuntura. Prometo sim, agir como ensina o pregador no livro de Eclesiastes que diz: “o que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força”. Portanto, espero dar de mim o melhor, enquanto durar o meu mandato.
            Entendo que, imediatamente algumas medidas devem ser adotadas. Elas no meu entender, estão enquadradas sob 3 aspectos: Social, Administrativo e Político:
    1. MEDIDA DE CARATER SOCIAL
       Parafraseando o texto das Sagradas Escrituras que diz que se um reino ou uma casa estiver dividido, não subsistirá, quero lhes afirmar que uma Fundação dividida jamais prosperará.
            Portanto, a primeira proposta que faço, como Presidente empossado, é sugerir neste momento a pacificação na Fundação, promovendo a integração entre as suas Unidades Operacionais, onde a diversidade de opiniões, deve ser respeitada e nunca servir de motivo para divisões.
    1. MEDIDA DE CARÁTER ADMINISTRATIVO
            Creio que é preciso fazer um diagnóstico da real situação da Fundação. Para isso, estou, desde já solicitando aos Diretores de cada Unidade Operacional da Fundação (FDC, FAFIC e FOC) relatório pormenorizado de cada INSTITUIÇÃO, nos aspectos contábil, financeiro, e acadêmico.
            Só então, em conjunto estabeleceremos a melhor terapia a ser adotada, visando sair desse prognóstico sombrio que paira hoje sobre a Fundação.
    1. MEDIDAS DE CARÁTER POLÍTICO
            Sob este aspecto quero subdividir as medidas em duas estratégias:
            Primeiramente junto as autoridades municipais, expor claramente a situação da Fundação e disponibilizá-la para que possa ser mais uma ferramenta de desenvolvimento sócio educacional da nossa população. Como  disse inicialmente, a Fundação Cultural de Campos é um Patrimônio de nossa terra e ao oferecer-se para ser instrumento do desenvolvimento, espera receber do governo municipal a contra partida que merece, afinal a Fundação é uma respeitosa senhora quase sexagenária, não sendo demais lembrar que foi instituída pelo próprio Poder Público Municipal.
            Em segundo lugar, pretendemos manter estreito vínculo junto à Promotoria das Fundações. A ela propor o ajustamento de conduta que julgar necessário e dela receber o norte, para que a Fundação volte aos trilhos da normalidade e ordem, ainda que se promova eleições gerais na Fundação.
            Finalmente senhoras e senhores, tenho certeza que para alcançar-mos nosso objetivo, é necessário que cada um de nós calce as sandálias da simplicidade e da humildade e se revista da couraça da justiça e do capacete da esperança. Afinal, a Fundação somos nós, portanto, ela é maior que a vaidade de cada um.
            Creio que todo sucesso depende da colaboração de todos, sobretudo da mercê de Deus e da sua graça abençoadora.
            Que Deus nos abençoe!
            Obrigado!
            Amém!

Ivan Silva Machado

Campos dos Goytacazes, 01 de Junho de 2010.

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Levanto e aplaudo linda e sábia atitude.É isso aí!

Uma coisinha, Sr Ivan, não se preocupe, abacaxi é ruim de descascar sim, mas se cortarmos em rodelas, fica mais fácil. Ah! E podemos aproveitar a casca também. Dá excelente suco e o senhor deve saber melhor que eu que é bom para pedrinhas no caminho. E que bom que o Senhor já está na árvore certa. A do bom fruto. Isso já é 80 % caminhado.

Pois é, um corpo precisa da ajuda de todos os membros.

Que o Senhor Jesus o abençoe muito.

Na ternura de Cristo,
zanzisca dEle.

Bons tempos o esperam, e não se preocupe se encontrar algum "barro molhado" pelo caminho, Jesus está usando para curar as cegueiras. Tá ali em João 9. Veja só.

hum... olha a palavrinha:

eyoks

Ey! Tudo Oks.
kkkkkkkkk
Jesus é Lindo!