sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A FRÁGIL VITRINE DE SÃO JOÃO DA BARRA.

O munícipes de São João da Barra vivenciaram, no dia de hoje, algo nunca dantes imaginado. Um assalto ao banco Itaú mudou, de forma drástica, a rotina da população. O objetivo da postagem não é tecer comentários acerca do delito praticado e sim sobre a realidade imposta aos residentes locais.

A vinda do Porto do Açú e de toda a sua logística, para o município, fez com que a população e os seus  representantes tivessem que tomar atitudes céleres, contudo frágeis, no que tange à preparação para tão relevante progresso.

Além dos problemas estruturais já existentes, o município de São João, devido ao Porto, carece de outras necessidades que não possui estrutura para suprir. Além disso, o progresso traz também o ônus que, no caso em questão,  já pode ser traduzido no aumento da violência urbana, nos assaltos comuns e agora também nos bancários.

Ao meu sentir, acredito que a população de São João precisa lutar por um progresso de qualidade. A vinda do Porto é uma realidade positiva, entretanto não há construção sem alicerce. Considerar o distrito do Açú uma cidade é um tremendo erro, pois ajuda a mascarar os reflexos negativos que já ocorrem em todo o território e que não serão, por questões óbvias, expostos pelos políticos.

Partindo desse raciocínio, surge a seguinte indagação: mediante interesses políticos, o distrito do Açú poderia ser tornar um município? Todos nós sabemos que vários distritos tornaram-se municípios com IDH pavorosos somente para viabilizar esquemas políticos ou para manter feudos eleitorais. Já pensaram no poder do município do Açú?

Cláudio Andrade.     

       

4 comentários:

Por favor, sem mágoas tá disse...

Só uma perguntinha dotô:
se a prefeita de SJB estivesse servindo ao seu dono (garotinho) você postaria este post puxa-saco (DNA de família) só pra agradar o seu dono? Postaria? Seja sincero dotô (por mais que isso fuja de sua personalidade)

Cláudio Andrade disse...

Bom dia...

Vc trabalha na LLX?
Vc é cargo de confiança da Prefeita?
Vc vende quentinhas para o Açú?
Vc realmente achou o texto político?

Ao contrário de ser um agressivo anônimo, porque não escreve um texto de contraponto?

Cláudio

Anônimo disse...

caro cláudio.
ótima postagem.
como vc tem uma visão profissional do assunto.
realmente temos que estar atentos a chegado do Porto em nossa região.

Marcelo disse...

Acho que será inevitável que essa questão da emancipação do Açu surja. Distritos muito mais pobres e sem grande importância naõ se emanciparam?