sexta-feira, 27 de junho de 2014

Jornal Terceira Via: uma realidade que completa dois anos


O escritor indiano - George Orwell - já disse que Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade. Pois bem. Ouso registrar que, além disso, é indispensável assegurar o contraditório.

Assim é que inicio minha homenagem ao Jornal Terceira Via, que está completando dois anos de sucesso, na cidade de Campos dos Goytacazes.

Como qualquer outra novidade, o surgimento do Jornal Terceira Via atraiu muitas especulações, torcidas desfavoráveis e uma expectativa enorme quanto ao seu tempo de duração. Para muitos, tratava-se somente de um sonho de um respeitável empresário campista.

Porém, o que parecia uma andorinha de verão tornou-se realidade: um jornal de qualidade, com profissionais que não medem esforços para garantir publicações comprometidas com a veracidade, salvaguardando o que pode parecer óbvio, mas não o é: o contraditório para todos que são mencionados em matérias realizadas pela equipe do Jornal.

A máxima do Jornal Terceira Via corrobora a frase do célebre escritor Gabriel Garcia Marques em que, para ele, a ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.

Há dois anos, o Jornal Terceira Via trouxe para a nossa região não apenas uma fonte de informação, mas também uma nova visão de trabalho.

Sem o afã de noticiar em primeira mão, o Jornal Terceira Via nos proporciona uma exclusividade: a de noticiar com comprometimento. Uma peculiaridade que busca o aprofundamento nas matérias que, levadas ao ar, proporcionam uma credibilidade ímpar, saindo do comum para uma seara de especialidade de informação.

Sabe-se que o grande desafio do jornalismo digital é encontrar sua linguagem e democratizar suas interfaces. A opção de ser um jornal online foi desafiadora uma vez que, além de buscar o seu lugar de destaque, existia a expectativa quanto à sua comercialização.

Hoje, ao acessar o endereço eletrônico desse jornal, é fácil constatar uma gama de empresas que estão em parceria com o Terceira Via, divulgando suas marcas e com a garantia do retorno publicitário necessário para o crescimento ainda maior dos respectivos negócios.

As possibilidades de crescimento continuarão a desafiar todos os profissionais dessa honrada equipe, pois o surgimento de uma infinidade de novos caminhos e atalhos incita mais responsabilidade e, por que não, sonhos?

Ao completar dois anos, o Jornal Terceira Via dá um belo exemplo à sociedade de toda a região de que é possível ocupar espaço sem deixar de respeitar os concorrentes.

A busca pelos fatos não precisa ser uma guerra entre mídias e sim, uma comunhão salutar para a sociedade, notadamente o consumidor que tem em domicílio uma gama de informações por meio das quais formará sua livre convicção.

Meus parabéns ao Jornal Terceira Via!

Nenhum comentário: