quinta-feira, 3 de abril de 2014

E.M.Luiz Sobral, no Jardim Carioca, sem aula desde Fevereiro


"Alunos da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, no Jardim Carioca, estão sem estudar desde fevereiro, mês em que começou o período letivo de todos os colégios de Campos. Para reformar o prédio, a direção da unidade informou que os estudantes seriam transferidos para outro local, onde seriam iniciados os estudos, mas a mudança não aconteceu.

Em fevereiro, a diretora Lúcia Tavares Costa informou às famílias que as aulas começariam em março, logo após o carnaval, e em um local alugado pela prefeitura para abrigar os alunos. A escola funcionaria no prédio da antiga malharia Veceba, no mesmo bairro do colégio. “Os fios estão soltos, o teto está com buracos e existem outros problemas na construção. Além disso, o lugar é muito quente”, contou Adriana Euzébio de Carvalho, de 30 anos, que tem dois filhos matriculados na Escola Municipal Dr. Luiz Sobral.

Depois de vencido o prazo que havia sido definido, as mães foram até o colégio, em diferentes ocasiões, e receberam novas datas. “Diziam que as aulas começariam 20 dias depois. Aí, quando voltávamos, falavam que seria em quinze dias. Na última vez que falaram com a gente, disseram que as aulas começariam na quarta-feira passada”, contou Adriana. Somente nesta quinta-feira (3 de abril), a direção e as famílias se reuniram. A reunião foi informada pela escola por meio de um papel colado no portão da unidade.

Mais de 50 mães e pais compareceram, durante esta manhã, ao Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), onde aconteceu o encontro com a diretora da escola para que a instituição se posicionasse em relação ao problema. “Eles só sabem pedir paciência. Dessa vez, disseram que as aulas vão começar em três semanas. Estamos quase na metade do ano e meu filho está sem estudar”, reclamou a merendeira Cátia da Silva Fernandes, de 48 anos. A mulher acredita que os estudantes estão com o “ano perdido”. Na tentativa de reverter o problema, a diretora garantiu que não haverá férias e os sábados serão usados como dias letivos.

De acordo com Adriana, as obras na escola começaram antes do término do período letivo de 2013. “Em dezembro, sem definirem outro prédio para onde os alunos pudessem ser transferidos, eles tombaram a quadra. Agora, toda a estrutura foi derrubada”, disse, ressaltando que a previsão para a conclusão das obras é de dois anos.

Cátia contou que o resultado da reunião deixou as famílias ainda mais preocupadas. “Eu tinha esperança de que as aulas começassem na segunda-feira, mas isso não aconteceu.” Ela informou que a direção afirmou que haverá um ônibus da prefeitura para atender às necessidades dos estudantes em período de férias e nos sábados letivos. “São muitas promessas nas quais não podemos acreditar. Queremos nossos filhos na escola logo. A situação do Luiz Sobral é grave”, desabafou.

Na última quarta-feira (2), a equipe de reportagem do Jornal Online Terceira Via esteve na Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, mas não foi atendida. Nesta manhã, repórteres estiveram novamente no colégio, para onde Lúcia, que está na direção desde dezembro de 2011, se dirigiu após a reunião.

No local, diversas pessoas que estavam no prédio se contradisseram, ora informando que a diretora havia ido embora, ora garantindo que ela ainda permanecia na unidade. A equipe tentou entrar na escola, mas foi impedida por uma funcionária. Depois de mais de 40 minutos de espera no portão, nenhum responsável se manifestou em relação ao assunto".

Terceira Via.

4 comentários:

Davi disse...

Imagina se fosse uma escola estadual? Campos estaria em polvorosa. Mais, enquanto isso, o nosso deputado-prefeito, esta em uma comissão de investigação da Petrobras. Onde foi que eu errei? Não contavam com minha astúcia? hihihihi

Anônimo disse...

gentemmmmmm, se alguem souber de alguem que queira alugar um local que de para abrigar as crianças, avise na educação, porque ate hoje nao tem nenhum local que alugue para começar as aulas.ajuda ai povo.e outra, querem que o teto da escola caia na cabeça ou vão parar de implicar com a reforma?

Anônimo disse...

Nao tem aula por causa de professor? Cada os professores aprovados no concurso 2012

Anônimo disse...

Algumas turmas da escola municipal do Parque Nova Canaã também estão sem aula, a escola diz que não tem professor, ano passado foi a mesma coisa e no final do ano muitos alunos perderam de série. Tantos professores para serem chamados do concurso, porque as crianças tem que ficar sem estudar, por favor façam uma reportagem sobre isso, não é possível que as coisas continuem como estão.