sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Deputado Roberto Henriques pede intervenção nos canais do Norte e Noroeste


Preocupado com a chegada das chuvas, o deputado estadual Roberto Henriques reuniu-se com o secretário estadual de Meio Ambiente, Índio da Costa, junto com o superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Norte e Noroeste, Renê Justen, para pedir providências quanto a dragagem e ações necessárias para os rios de toda a região. O encontro que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, sede da secretaria tem como foco amenizar os impactos da época das chuvas na região.

“Fui alertado por pequenos produtores rurais que no ano de 2013 a limpeza dos rios e canais não havia sido realizada, uma vez que o serviço deveria ser feito meses atrás. Há a necessidade de fazer a limpeza dos rios de tempos em tempos. A limpeza é uma medida de rotina. Caso ela não seja feita, como vimos recentemente em Dores de Macabu, distrito inteiros ficam isolados, produtores rurais perdem suas plantações, o gado adoece. Todos perdem, o município, a população e até a economia”, afirmou Henriques.

O parlamentar levou ainda para o secretário Índio da Costa um pedido para que o mesmo interceda junto ao Ministério do Interior para o término das obras globais nos rios e canais do Norte e Noroeste Fluminense, que já teve 1/3 do seu projeto realizado com o gasto de R$ 140 milhões. Essas obras dependem da liberação de mais cerca de 340 milhões do ministério para o seu término e contará com comportas eletrônicas para a administração das águas. Enquanto isso, o parlamentar solicitou que as obras de limpeza e dragagem sejam realizadas para que a primeira parte do projeto não se perca.

O deputado estadual Roberto Henriques participou de um estudo que apontou cerca de 40 pontos para intervenções de limpeza serem realizadas na malha de canais de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã e São Francisco do Itabapoana. Tais como o Canal Campos-Macaé, o Rio Ururai, o Canal de Jesus, Canal Guriri, Canal da Prata, Rio da Prata, Canal de São Nicolau, Canal de Tocos, Rio Novo, Canal de Coqueiros, Canal de São Bento, Canal de Cacomanga e Canal do Vigário. Uma visita técnica do órgão será marcada na região.

Assecom do parlamentar.

Nenhum comentário: