sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval de Quissamã já começou


'O Bloco Intergeracional Quissamba abriu a folia'

Em Quissamã, a folia já começou. Os tamborins começaram a esquentar desde a noite desta quinta-feira (27) com o desfile do bloco Intergeracional Quissamba, composto por usuários dos programas sociais do município, que abriu as festividades de Momo seguido pelo bloco de rua 'Meu Bem Vou Ali e Já Volto'.

O bloco Quissamba desfilou pela primeira vez com aproximadamente 450 pessoas e surgiu de uma iniciativa própria dos integrantes dos Serviços de Convivência da Pessoa Idosa e da Juventude como o PAI (Programa de Assistência ao Idoso), Juventude em Construção e Pró-Jovem, que são referenciados ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Estes serviços vêm sendo desenvolvidos pela secretaria de Assistência Social desde 2013, e se voltam para a família em sua integralidade, proporcionando a troca de experimentações no acesso à participação de atividades culturais e de lazer.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Derli Rodrigues, este bloco tem como lema: 'tudo junto e misturado' e 'no social todo mundo é igual'. A equipe de profissionais, além dos jovens e idosos, reforçou na avenida que é possível unir gerações com acolhida, respeito e paz.

Claudinier Nogueira, integrante do PAI era um dos mais animados do Quissamba. Ele disse que aguardava com ansiedade para participar do bloco. “Eu adoro o PAI, lá faço seis atividades por semana e minha vida melhorou porque a gente participa de muitas coisas. O carnaval é uma festa bastante animada que eu gosto muito e o nosso bloco esbanjou alegria, tava ansioso”, declarou.

O desfile do Quissamba estava empolgante e teve direito a personagens dos antigos carnavais de Quissamã como o boi pintadinho e a mulinha. O bloco foi acompanhado por uma banda com repertório recheado de marchinhas. A integração entre os jovens e os idosos deu o toque perfeito ao carnaval do Quissamba. Diversas secretarias e setores da Prefeitura de Quissamã colaboraram para o sucesso do bloco que teve dispersão no Centro Cultural Sobradinho.

Guarda Municipal e apoio, Defesa Civil, equipe de emergência com ambulância, Ministério Público e Comissariado da Infância e da Juventude são alguns dos órgãos ou setores que deram suporte aos desfiles.

O 'Meu Bem Vou Ali e Já Volto' tradicionalmente desfila na quinta-feira que antecede o carnaval e arrastou uma multidão pela Avenida Barão de Vila Franca, no Centro da cidade, onde acontecem os desfiles do carnaval quissamaense.

O bloco está completando 16 anos e é o mais antigo em atividade. Existe desde 1998 e foi criado por um grupo de amigos, que na ocasião trabalhava no antigo Banerj local com a coordenação de Eduardo Soares. Caiu no gosto popular, especialmente dos jovens que frequentam o carnaval de Quissamã. Esse ano não foi diferente e a animação mais uma vez marcou a festa que agitou a galera por toda a avenida ao som do trio elétrico sob o comando do DJ Alex Ferreira.


Saúde na Avenida

A secretaria Municipal de Saúde programou campanha de conscientização para os dias de carnaval. Tanto na Avenida Barão de Vila Franca, no Centro como nas praias, estandes com equipes de enfermagem e Agentes comunitários de Saúde promovem a distribuição de material informativo com foco em DST/AIDS e de preservativos femininos e masculinos, entre outros.

Baile à Fantasia em João Francisco nesta sexta (28)

Nesta sexta (28), a folia fica por conta de Dom Américo e seus Comparsas, que promete não deixar ninguém parado no tradicional Baile à Fantasia que acontece a partir das 23h na tenda da Praia de João Francisco. Logo após, o DJ Alex Ferreira toma conta da pista.

Dom Américo é velho conhecido do público quissamaense. Todos os anos anima o baile que concentra centenas de pessoas, se apresentando com fantasias inusitadas que agradam em cheio aos foliões.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: