quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Alerj aprova emenda do deputado Roberto Henriques e beneficia comerciários


Foi votado e aprovado, hoje (25/02), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) as emendas nº 24 e 25, de autoria do deputado estadual Roberto Henriques, à Mensagem nº 02/2014 do Poder Executivo enviada à casa. O texto enviado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro institui os pisos salariais para diversas categorias no âmbito do estado.

A Emenda Supressiva nº24 retirou do artigo 1º, inciso II, a expressão “empregados do comércio não especializados” e a Emenda Aditiva nº25 acrescentou no inciso III, do mesmo artigo, “e comerciários”. As mudanças vão beneficiar cerca de 500 mil pessoas que trabalham no comércio.

“A retirada da expressão 'empregados do comércio não especializados' foi um pedido que recebi da Confederação Nacional e da Federação dos Empregados no Comércio dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com a supressão do termo e a adição de comerciários, de acordo com lei federal que regulamenta o exercício da profissão, todos esses empregados do comércio passarão a ocupar a faixa III salarial, colocando-os em igualdade. Desde o início do meu mandato tenho me dedicado na luta pela pequena e microempresa para que se sustente de forma justa sem que seja explorada tributariamente, mas nós nunca poderíamos esquecer de valorizar nesse contexto e promover o comerciário e comerciária. Creio em um mundo de conciliação, numa comunidade fraterna e que todos possam caminhar em pé de igualdade. Não posso deixar de agradecer à deputada estadual Graça Pereira que, além de ter a sua emenda aglutinada a minha, apoiou intensamente para a conquista”, afirmou o deputado estadual Roberto Henriques.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Barra do Piraí e presidente da Federação Empregados no Comércio dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Cleber Guimarães, comemorou a conquista e afirmou que há anos a classe vem lutando pela retirada do termo “empregados do comércio não especializados”:

“Há 5 anos nós estamos lutando para a retirada do termo para igualar os salários dos trabalhadores do comércio. Somos uma associação que abrange cerca de 700 mil pessoas e acredito que com a mudança serão beneficiados 500 mil trabalhadores do comércio. Agradeço o apoio que recebi do deputado”, afirmou Cleber Guimarães.

Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Campos e diretor da Federação dos Empregados no Comércio dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, Ronaldo Nascimento, a unificação do piso salarial dos funcionários do comércio na faixa III salarial beneficiará as negociações das bases sindicais.

“As bases sindicais que não são organizadas e para as que são poderão utilizar essa nova base salarial como parâmetro para negociar os salários e, sem dúvidas, beneficiará muitos funcionários do comércio. Há anos a gente luta por essa melhora no parâmetro salarial”, afirmou Ronaldo Nascimento.

Ainda durante a sessão parlamentar, foi votado e aprovado em conjunto com todos os deputados o aumento de 9% para todas as categorias contempladas pela Mensagem do Governo.



Assessora de imprensa do deputado estadual Roberto Henriques – Rio de Janeiro
Milena Veloso
(21)99986-8479
(21)2588-1245

Assessora de imprensa do deputado estadual Roberto Henriques – Campos dos Goytacazes
Roberta Barcelos
(22) 99845-8228
(22) 98842-4224
(22)2736-2159

Assessora de imprensa do deputado estadual Roberto Henriques – Campos dos Goytacazes
Renata Lourenço
(22) 99977-9815

Fábio Tavares Florido
Assessor de Comunicação do deputado estadual Roberto Henriques
(22) 9999-20132

Um comentário:

Anônimo disse...

É dessa forma que outros deputados deveriam trabalhar, para beneficiar classes que vem sendo exploradas e sem soluções. Para o bem de todos, surge um deputado para lutar pela classe e com apoio de colegas da Alerj é bem sucedido. Parabéns deputado Roberto Henriques, vc trabalha de verdade e os resultados aparecem. Muitos que nada fazem para a população andam preocupados e com toda a razão, porque serão julgados nas urnas.