terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Mutirão contra a Dengue chega ao Açu na sexta, 24‏


Este ano, o Município não registrou nenhum caso da doença, até o momento. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, acaba de ser divulgado pelo Núcleo de Controle e Zoonoses. O índice apresentado é de 1,3% e é considerado de médio risco. Segundo o coordenador do Núcleo, Cláudio Márcio Martins, o índice era esperado devido as fortes chuvas de dezembro e também ao período epidêmico, mas ressaltou que o risco de epidemia está descartado.

“Estamos no período epidêmico que começou em dezembro e vai até março, mas isso não quer dizer que teremos epidemia. O volume intenso de chuvas foi um fator que contribuiu para elevar o índice, que é igual ao mesmo período do ano passado. Não podemos fazer a comparação de um período de inverno com o de verão. Já esperávamos por este resultado”, afirmou.

O gerente técnico do Núcleo de Controle de Zoonoses, Marcos Machado, adverte que a população precisa se conscientizar e evitar que o foco do Aedes aegypti se prolifere.

“Os mutirões são realizados nesta época do ano porque a maioria das casas de veraneio está aberta, facilitando o acesso do agente. Mas, além disso, é preciso que os moradores também se conscientizem. Um descuido de um vaso de planta com água já é o suficiente para o mosquito proliferar. Vale lembrar que a população também pode ajudar no controle da dengue denunciando focos pelo telefone (22) 2741-8449”, salientou.

Os profissionais estão divididos em oito equipes cada uma com um supervisor. Ao visitarem as casas os grupos estão realizando o trabalho de colocação de telas em caixas d’água, veneno em ralos, remoção de pneus, inspeção de plantas, vasos e todo e qualquer material que acumula água, além de colher material para análise e orientar os moradores com as dicas de como evitar o foco do Aedes aegypti.

Apesar de todos os cuidados, da prevenção e das orientações passadas pelos agentes, o Verão é época propícia para o desenvolvimento dos focos. Cada morador é corresponsável pelo controle do vetor e as suspeitas precisam ser comunicadas. A secretaria de Saúde orienta que no caso de dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo, a pessoa deverá buscar atendimento nos Postos de Urgência do Município.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: