segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

APAE conquista 19 medalhas em olimpíadas de portadores de Down



O resultado da 1ª Olimpíada Down não poderia ter sido mais animador para os atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João da Barra. Foram 19 medalhas conquistadas, entre elas, seis de ouro, dez de  prata e três de bronze, durante competição realizada no sábado, 14, em Búzios. O destaque vai para a competição de futsal que teve a equipe sanjoanense em 1º lugar, vencendo a Apae do Rio de Janeiro por 4 x 1 e o aluno, Elton Machado, como artilheiro obtendo boa desenvoltura. Com 25 alunos/atletas a Apae ainda conquistou o segundo lugar na classificação geral.

O evento contou também com a participação do atleta paraolímpico Clodoaldo Silva, maior medalhista de natação do país. O atleta brasileiro sofreu paralisia cerebral durante o nascimento e conheceu a natação como aliada ao processo de reabilitação dos membros inferiores. Em seu primeiro campeonato brasileiro, conquistou três medalhas de ouro e na primeira Paraolimpíada, o nadador faturou mais três de prata e uma de bronze.

A diretora da Apae de São João da Barra, Martha Bomgosto, diz que por ser reconhecido e ídolo no Brasil, a presença de Clodoaldo no evento incentivou  notoriamente os alunos a praticar esporte e a se tornarem novos atletas. "O resultado só confirmou o trabalho que vem sendo realizado na instituição com treinamento e incentivo, resultado: Nossos atletas buscavam a vitória o tempo todo".

A 1ª Olimpíada Down contou com a participação das Apaes de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Rio das Ostras, Araruama, Macaé, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Niterói, Rio de Janeiro e outros municípios. A programação incluiu competição de atletismo, chute ao gol, natação, futsal e dança, todas desenvolvidas no Complexo Esportivo.

Martha Bomgosto informou também que para comemorar a vitória da Apae com todos os alunos e festejar as datas de fim de ano, a Instituição vai realizar confraternização nesta quinta-feira, 19, a partir das 11h no sítio de Cuíca, em Atafona.

Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Nenhum comentário: