quarta-feira, 26 de junho de 2013

Roberto Henriques cobra resultados da Ampla já em próximo encontro



Na audiência pública sobre a Ampla, promovida nessa terça-feira, 25, na Alerj, os deputados estaduais cobraram da concessionária medidas para sanar os problemas emergenciais nos 66 municípios fluminenses que atende. 

O deputado federal Fernando Jordão, membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, que participou da audiência a convite do deputado estadual Roberto Henriques, requerente da audiência pública, ficou de agendar com a comissão um novo encontro no Rio em setembro, em data a ser definida pelos parlamentares em Brasília, quando a empresa apresentará um cronograma de investimentos a curto, médio e longo prazos, cobrado pelos parlamentares na audiência. A ideia é que o novo encontro reúna prefeitos, vereadores, agências reguladoras e representantes da empresa e da sociedade civil organizadora para discutir os avanços que ocorrerem após a audiência pública desta terça-feira.

O próprio Roberto, que também foi o solicitante da audiência pública da 1001, ocorrida há duas semanas, quer que os slides apresentados por ambas as empresas, com os quadros de atuação em excelência e projetos de investimentos já ocorridos e previstos para curto e médio prazos sejam coincidentes com a realidade que a sociedade vivencia. “Percebo que há uma farsa, uma omissão seja do governo, das empresas, ou das próprias reguladoras, que têm a missão de fiscalizar, mas a verdade é que o que percebemos na prática destoa do que o ocorre no cotidiano da distribuição de energia no Estado”.

A audiência foi presidida pelo deputado Paulo Ramos e contou com a presença do deputado federal Fernando Jordão, ex-prefeito de Angra dos Reis, que é membro a Comissão de Minas e Energia em Brasília e já realizou também lá audiência pública para questionar a eficiência da Ampla, hoje, a quinta maior empresa de distribuição de energia elétrica do mundo. Vereadores dos municípios de Tanguá e São Gonçalo questionaram que em seus municípios há problemas como piques de energia, redes antigas e postes obsoletos. Representantes de associações de moradores e conselhos de usuários também reclamaram das tarifas praticadas e das podas irregulares das árvores, sugerindo a atuação em conjunto com as secretarias municipais de Meio Ambiente.

José Bismark, da agência reguladora de energia e saneamento, na verdade atende a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) — por ser a concessão federal, passada ao estado por convênio —, se defendeu afirmando que não há engenheiros elétricos no quadro para fiscalizar os municípios e já pediu a contratação de 10, mas até agora não foi atendido. Ele próprio mora em Niterói e é vítima dos problemas constantes sofridos como consumidor, em períodos de festas, como carnaval e fim de ano. “É preciso descentralizar para surtir o efeito esperado”.

Roberto Henriques espera que o tempo sirva para a empresa trazer soluções. “Que neste tempo a Ampla já nos traga respostas mais concretas, trabalhos mais eficientes, planejamentos possíveis de serem executáveis, de acordo com a realidade de cada município. E se for problema com agência regularidade, que resolvamos com o governo. O que não podemos é abrir mão de exercer nosso papel de defender a sociedade.”

25/06/2013

Assessoria de comunicação do deputado estadual Roberto Henriques

Milena Veloso
(21) 9986-8479
(21) 2588-1084/1380

Júlia Maria de Assis
(22) 9891-4124
(21) 8890-4584

3 comentários:

Davi disse...

Se todo político fosse igual ao Dep. Roberto Henriques, muitas coisas favoráveis ao povo já teriam sido solucionadas. Ele não solicita, indica, convoca, somente para agradar ou simplesmente para se justificar com os seus eleitores. Ele tem a atitude de cobrar e correr atrás, daquilo que é um compromisso com o povo!

Anônimo disse...

O Deputado Roberto Henriques sempre cobrando soluções a favor da população do Estado do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

O dep. Roberto Henriques está sempre a favor do povo do Estado do RJ, fazendo e cobrando para que haja resultado nas suas ações.