quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Projeto Luz, Câmera, Educação produz víeos sobre patrimônio cultural de São João da Barra






O rico patrimônio cultural da cidade de São João da Barra serviu como tema para o projeto Luz, Câmera, Educação, que reuniu alunos da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa na montagem de um longa-metragem. Com aproximadamente uma hora e meia de duração, o filme foi exibido na noite da última terça-feira, dia 11, durante o evento de lançamento do projeto, no Cine Teatro São João.

Idealizado por Davi Ribeiro e acolhido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pela direção da Domingos Fernandes da Costa, o Luz, Câmera, Educação tem como objetivo, segundo ele, unir o mundo tecnológico à construção do conhecimento, desenvolvendo competências necessárias à formação do indivíduo.
Toda a elaboração do longa-metragem, desde o roteiro até as filmagens, foi realizada pelos 13 estudantes envolvidos no projeto. Nesse trabalho, eles aprenderam técnicas de edição de imagens, gravações, utilização de câmeras, produção de roteiro e texto, entrevistas e pesquisas.

Responsável também pela coordenação do projeto, Davi Ribeiro, que tem cinco anos de experiência como cinegrafista e editor de imagens na TV Educativa de São Lourenço-MG, destaca a importância de desenvolver a habilidade dos estudantes e agregar conhecimento.

- Esse primeiro filme teve como tema o patrimônio cultural de São João da Barra e despertou muito interesse dos jovens que participaram. Inserir a tecnologia multimídia digital no universo escolar permite ótima interação entre alunos e professores. O projeto visa exatamente o desenvolvimento de talentos agregado ao conhecimento pedagógico - explicou Davi.

O trabalho teve quatro meses de duração, com início no dia 10 de agosto e conclusão no dia cinco de dezembro deste ano, e poderá, de acordo com Davi, se transformar em uma fonte de pesquisa e de registro histórico e cultural de São João da Barra. Para isso, a proposta é fazer com que o filme esteja disponível em todas as escolas do município.

Fonte: Secom da Prefeitura de SJB.

Um comentário:

Davi Caju disse...

Parabéns a Secretaria de Educação de São João da Barra, que fora do horário da escola, está investindo na Cultura dos seus jovens. Que invejaaaaaaa.