quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Deputado Molon vai ao STF tentar impedir votação do veto dos royalties



O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) entrou na madrugada nesta quinta-feira (13) com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a votação do veto da presidente Dilma Rousseff ao artigo 3º da Lei dos Royalties.

Para o parlamentar, votação é "inconstitucional" já que veto deve ser apreciado antes de milhares de outros que aguardam na fila.

O artigo 3º do projeto de lei aprovado no Congresso diminuía a parcela de royalties e da participação especial dos contratos em vigor destinada a estados e municípios produtores de petróleo, enquanto ampliava os ganhos dos demais estados, mas Dilma vetou e mudou apenas a distribuição nos contratos futuros.

O mandado de segurança pede a concessão de uma liminar (decisão provisória) para suspender a votação do veto prevista para a próxima terça-feira (18). Nesta quarta (12), o Congresso aprovou a urgência para votar a matéria.

A petição foi protocolada eletronicamente durante a madrugada e, até a publicação desta reportagem, o processo ainda não havia sido instaurado e nem distribuído a algum ministro do Supremo para ser relator.

Já há pedido em andamento no Supremo feito por parlamentares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, cujo relator é o ministro Luiz Fux, que pedia suspensão da tramitação do projeto de lei. No entanto, Fux não analisou o caso antes de o projeto ser sancionado.

As informações são do Portal G1.

Um comentário:

Antônio Pq. Leopoldina disse...

Tem Deputado que não ocupa espaço, só com preocupação na mídia. O Dep. Molon, sai do discurso, para uma posição a favor do seu Estado. Será que o nosso município, tem Deputado para defende-lo? Ou somente se preocupa com a mídia?