domingo, 22 de julho de 2012

Programa de Governo: Rosinha inclui empresa que possui serviços contestados por doutora em química da UENF



A prefeita de Campos dos Goytacazes e candidata à reeleição Rosinha Garotinho (PR/RJ) apresentou seu plano de governo. Caso seja liberada pela justiça e vença as eleições, a atual chefe do executivo municipal deseja garantir junto à Concessionária Águas do Paraíba a expansão da rede de saneamento básico. Essa afirmação pode ser conferida AQUI, no ícone Saúde. 

Em minha opinião, dentro de um projeto para uma futura gestão o candidato deve apresentar suas propostas, mas não deveria nominar a sua efetivação, de forma específica, no projeto, a uma empresa determinada, ainda mais sendo essa pessoa jurídica, atual prestadora de serviços do ente federativo respectivo (município), onde a candidata, autora das propostas é a prefeita. 

A relação da Empresa Águas do Paraíba é de concessão, logo há uma liberalidade do Poder Público em trocar os serviços caso entenda que o mesmo não esteja sendo fornecido de forma eficaz, o que não estou afirmando. 

Todavia, o jornalista Esdras Pereira noticiou AQUI uma entrevista com a Doutora em Química Maria Cristina Canela (UENF) e a mesma informou que foi detectado contaminação por cafeína e atrazina em análises realizadas no ano passado (2011) na água servida em Campos dos Goytacazes. 

Disse Cristina: “No ano passado, fizemos essa pesquisa em 16 capitais e tivemos, em 92% das amostras, a presença de cafeína; nós não pegamos uma amostra de cada lugar, pegamos uma amostra de cada estação de tratamento que faz a distribuição da água” 

A matéria é preocupante, pois envolve a saúde de parcela considerável dos cidadãos do município de Campos do Goytacazes, não digo a totalidade, pois a empresa não cobre, com seus serviços, toda a extensão de nosso território. 

Sendo assim, nominar a gestão de um serviço público realizado por um particular (Águas do Paraíba) dentro de um projeto de governo já é, a meu sentir inapropriado, ainda mais, havendo questionamentos sérios acerca da qualidade da água fornecida, conforme afirmações feitas pela Doutora em Química. 

Cláudio Andrade 

O blog desde já abre espaço para que a Empresa Águas do Paraíba possa se manifestar, caso entenda pertinente.

Nenhum comentário: