sábado, 12 de março de 2011

A NATUREZA RESPONDE



O terremoto que assolou parte do Japão é mais um exemplo de que a natureza começa, com mais intensidade, responder as provocações feitas pelo ser humano. Desmatamentos, poluição de rios e mares, bem como os testes atômicos realizados no fundo dos oceanos provocam uma resposta à altura daquela que só atua quando provocada.


O efeito Estufa e o aquecimento global são preocupações importantes. Os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a causar uma crescente na temperatura terrestre suficiente para ocasionar graves conseqüências à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.


Deixando de lado as manifestações puramente climáticas, o homem tem sido o grande agente provocador dos inúmeros e cada vez mais mortais rebates da natureza. O meio ambiente tem sido agredido de todas as formas. Trata-se de um verdadeiro ritual de massacre, onde a flora e a fauna são torturadas e expostas a todas as formas de degradação.


A ocupação do leito de cheia faz aumentar o risco de inundação e agrava a vulnerabilidade dessas áreas. A desflorestação e a impermeabilização do solo, bem como a ocupação do leito de cheia contribuem para um cenário de terror anunciado.


Tratadas com descaso, plantas, animais, encostas e praias são expostas a toda sorte de manipulações covardes realizadas pelo algoz humano. Insanos, os homens elegem os inimigos do progresso. As árvores são tombadas, espécies raras de seres vivos são dizimadas e lagos têm seus cursos alterados.


As ações de desobstrução de leitos, a construção de barragens e o reflorestamento continuam sendo práticas pífias que não conseguem um resultado ambiental protetivo em curto prazo.


A história do mundo perde uma fatia a cada ação irracional daqueles ditos racionais. O futuro de nossos descendentes é sombrio, pois os mesmos não poderão contemplar mais a sombra das videiras, a quentura salutar do sol, nem mesmo o cheiro de terra molhada.


A previsão de um mundo esquelético é cada vez mais real. Seremos partícipes de uma terra arrasada, onde fome, seca e escassez de bens naturais serão a tônica na vida dos futuros filhos da destruição.




Cláudio Andrade
















12 comentários:

Anônimo disse...

Me esculpa mas o homem não tem nada a ver com terremotos. O aquecimento global e os terremotos são eventos totalmente independentes.

Anônimo disse...

Com certeza, a resposta da Natureza
as agressões sofridas por certas a-
titudes do ser humano, nos deixam
em alerta constante. Só não entende
quem não quer:mudanças bruscas de
temperatura,destruições e mortes de
vido as tempestades, terremotos, tisunami, etc.
A contradição nas relações Homem-Natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais criados pelo Homem. Esse processo é visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida. Porém, o homem se afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele. Com todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos, os rios, destruir florestas e os habitats animais. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos.

O elevado índice de consumo e a conseqüente industrialização esgotam ao longo do tempo os recursos da Terra, que levaram milhões de anos para se compor. Muitos desastres naturais são causados pela ação do homem no meio ambiente. Ao contrário de muitos que pensam que a natureza é violenta, pode ser, mas seu maior agressor é o homem, que não se deu conta de que deve sua existência à ela.

Cláudio Andrade disse...

Excluir os fatores humanos nos dias de hoje é fechar os olhos para a realidade. A ações climáticas de hoje não possuem os mesmos efeitos de antes..



Obrigado pela participação...

Sólua disse...

Intervenção humana como extração de Petróleo e Poço artesiano pode está causando esses Terremotos?

Marcelo Bessa disse...

Claudinho: não concordo com o amigo, pois terremotos acontecem há milhares de anos (os japoneses tanto sabem disso que são treinados desde crianças para enfrentar as mazelas decorrentes de terremotos).
É verdade que a natureza responde, mas acredito que neste caso uma coisa nada tem a ver com outra.
Abração.

Cláudio Andrade disse...

Respeito a sua opinião nobre Marcelo, mas nos dias atuais nenhum pesquisador ou cientista tem a coragem de afirmar que um terremoto é causado apenas pela movimentação de placas. Obrigado por engrandecer o debate.

cláudio

Marcelo Bessa disse...

Cláudio: não estamos falando do derretimento de geleiras, aí sim um fenômeno relativamente novo e provavelmente (sou leigo, né?) ligado à ação do homem. Sem dúvida esta é extremamente nefasta, claro.
Mas se os terremotos tivessem essa mesma relação, como seria possível explicar o terremoto ocorrido em 464 a.C. em Esparta? E o grande terremoto de San Francisco (EUA), em 1906?
Em 1755 ocorreu um terremoto em Lisboa, que vitimou cerca de 100 mil pessoas.
E o que dizer do terremoto ocorrido em 14 de fevereiro de 1556 (eu disse 1556 mesmo, séc. XVI), na cidade chinesa Shaanxi, que matou cerca de 800 mil pessoas???
Associar terremotos e aquecimento glogal é fácil para os cientistas: "puxa a sardinha para a brasa deles" (rsrsrs). Difícil é ter lógica. Repito: sou leigo, mas discursos fáceis de alguns cientistas não me seduzem.
A edição de janeiro de 2010 da respeitada revista científica Scientific American Brasil demonstra que não há essa dita unanimidade entre os cientistas, Cláudio, pois ao menos há menção sobre tal relação.
Foi somente na edição especial da revista "Philosophical Transactions of the Royal Society" do dia 28 de maio do ano passado que levantou a discussão sobre como alterações climáticas poderiam induzir erupções vulcânicas e outros riscos geológicos, como terremotos.
Portanto, a discussão é recentíssima e não há unanimidade alguma: foi só no ano passado que os cientistas tiveram a coragem de dizer que um terremoto (não falo dos sismos induzidos, claro) pode ser causado por algo além da movimentação de placas tectônicas.
Sou leigo, mas para mim uma coisa nada tem a ver com outra.
Grande abraço!!!

Cláudio Andrade disse...

Nobre constitucionalista,

Chegamos ao ponto de abandonarmos o Direito para discutirmos as causas e efeitos dos terremotos...vida boa.

Com relação a sua opinião, entendo perfeitamente, mas...... continuo firme acreditando que há muito mais nisso.

Ao meu sentir, os desastres naturais deixaram de ser "naturais" há muito tempo.

Vamos que vamos....rs

Jornalista diplomada disse...

Texto bom, reflexivo,verdadeiro...
Melhor de tudo é termos a consciência de que: "A NATUREZA RESPONDE."
Muitas coisas estão por vir. O homem em sua sabedoria ao destruir a natureza, sob todos os aspectos, acaba se destruindo. O prejuízo é geral... Se olharmos sob o ângulo da fé, claro, claro encontraremos respostas nas profecias.

Anônimo disse...

Que maravilha observar um debate enriquecedor entre o Marcelo e Claúdio! Cada vez aprecio mais o blog. Não fica só nas mumunhas políticas! Apenas acharia interessante que algumas pessoas que fazem seus comentários, não "assassinassem" nossa língua com tantos erros de escrita. O que acha de publicar apenas os que tivessem corretamente escritos, Dr. cláudio? Será que o meu seria publicado? RS. Abraço!

Anônimo disse...

Os terremotos podem(?) não ter nada a vê com a ação do homem , mas fato é que, apesar ou para além disto, o homem está devastando a terra , tratando-a dominadoramente, usando-a baconianamente como se seu senhor fosse e a natureza responde de vários modos, talvez expulsando seu algoz (o homem) para que os outros habitantes possam viver em harmonia.

Cassio Campos disse...

Ola internauta, caro professor Claudio,

Oportuno divulgar que a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2011, promovida nesta Quaresma pela CNBB/CONIC, nos ajudará a fazer frutuosa reflexão e tomada de atitudes para mudança (ainda que singela) deste panorama mundial. Todo cristão, todos nós, podemos e devemos participar. Acessem: www.cnbb.org.br e PARTICIPEM!!!