quinta-feira, 10 de março de 2011

IRMÃO INTERNADO NO HFM SEM CIRURGIA: LEITORA DO BLOG PEDE AJUDA

Olá Doutor,

Estou desesperada sem saber mais o que fazer, onde ir. Meu irmão Adelino Barcellos Filho está internado no Hospital Ferreira Machado desde o dia 27 de fevereiro por causa de acidente de moto em Farol, no qual teve fratura no joelho.

Esse tempo todo os médicos ficavam dizendo que não tinha vaga nos hospitais para operá-lo. Depois de 20 dias disseram que estava ficando tarde para a operação. Hoje encontramos nosso irmão desesperado porque o médico disse que não tem mais nada para fazer.

Já procuramos o ministerio publico e lá disseram que nao é um problema coletivo. Fomos hoje na emissora Record e nos pediram para fazer um boletim de ocorrencia na DP. Minha irmã foi na delegacia e mandaram ela procurar a secretaria de saude. Chegando lá, nada puderam informá-la a respeito.


Estamos desesperados, o que fazer? Onde procurar? A quem procurar?

Nos ajude, por favor!

Muito grata,

Átima Zoraide

Comento no blog

A situação narrada é muito séria. Trata-se de um paciente necessitando de um procedimento cirúrgico que não foi efetivado até o presente momento. Gostaria de saber qual a versão da Secretaria Municipal de Saúde, afinal é a estabilidade física de um munícipe que está em risco. 

Com relação ao requerimento de BO, na delegacia, trata-se de um direito do cidadão. Nenhum agente público, no caso um policial, não pode, sob qualquer alegação, deixar de registrar o Boletim de Ocorrência. O policial não tem o direito de fazer Juízo de valor.

Cláudio Andrade












28 comentários:

Anônimo disse...

isso ai os puxasacos da prefeita não ve , fala alguma coisa agora , eu faço um desafio a qualquer vamos la no FERREIRA ve se tem vaga na UTI cd o ministerio publico que não faz nada , + a prefeita tem 60 milhoes + aditivos soft de + de 6 milhoes + 28 milhoes da jose carlos pereira nunes e depois que er para midia e falar campos minha cidade meu amor eu quero saber cade o amor.

Anônimo disse...

Átima, vamos juntas nessa luta, me ligue e se for preciso amanha podemos ir ao HFM.

Cláudia ( trabalhamos juntas no Lucia Caldas )

Vou acionar uns contatos.

98283482

Anônimo disse...

É uma vergonha a situação em que se encontra a saúde e educação de Campos.

Anônimo disse...

O Secretário de Saude disse que iria fazer história, na saude de Campos. E brincadeira...

Anônimo disse...

gente...
o que esperar de um governo desse de 1 real ... nos poupe neh!!!
infelismente so nos resta rezar e contar para que esses dias terminem logo, pois os 4 anos esta voando ...
e espero que o povo aprenda a quem votar...

Anônimo disse...

Fico revoltado em ouvir isso, isso e desrespeito com o cidadão campista e um caso grave e a prefeitura so quer saber de shows, festas, quadra, saude e educação ficam em ultimo lugar tenho vergonha de ser Campista..... cuidado politicos um dia podem ser o filho de voces .....

Alice disse...

OS filhos dos políticos nao vao a hospitais públicos e sim particulares, por isso eles nuncam irao saber oque é passar uma noite no Ferreira Machado ou precisar ser operado... Sorte para seu irmao. Deus está com voces.

Anônimo disse...

Sei o que a colega está passando poismeu irmão passou por algo parecido e foi um terror , Ferreira machado é um açougue, medicos despreparados emocionalmente, folo isso pq meu irmão chegou com esquemia e avc e tive que brigar com o medico após 2 hs para que pelo menos olhasse para ele e mandasse fazer um exame, aquele corredor é terrivel, meus DEUS peço que nenhum de nós precise passar por isso pois aquilo lá é o caos dos caos..

Sergio Mendes disse...

Caro Dr. Claudio Andrade,

Sugiro que esta cidadã procure a Defensoria Pública, para solicitar providências urgentes com relação ao seu irmão. Enquanto isto, gostaria de registrar que o governo da Prefeita Sra. Garotinho, paga anualmente mais de 6.000.000 ( seis milhões ) de reais, por um ALUGUEL de software - programa de computador -, para "melhorar a resolutividade da Secretaria de Saúde", ou seja: para que nós contribuintes sofridos sejamos melhor atendidos nos postos e hospitais da rede municipal.Gostaria de ressaltar também, que qualquer governo zeloso, paga pela transferência definitiva desta tecnologia de ponta, quando funciona, fugindo deste eterno aluguel.

douglas da mata disse...

Caro Cláudio,

Todo funcionário público ou privado FAZ juízo de valor:

O médico fez o dele, o MP/RJ idem, a reportagem fez a dela, quando mandou procurar a delegacia e por aí foi.

A delegacia registra crimes ou fatos a apurar que tenham essa dimensão.

Delegacia não é depoistário de queixas contra mau funcionamento do sistema público, a não ser que tal fato seja considerada consuta típica.

O interessado deveria constituir advogado ou defensor público (se for o caso da hipossuficiência) e demandar em juizo o atendimento, cuja falta lhe ameaça de causar danos.

Um simples mandado de segurança, com media liminar.

Um abraço.

Cláudio Andrade disse...

Caro Douglas,

Entendo perfeitamente a sua colocação. Mas continuo discordando dessa conduta subjetiva no atendimento nas delegacias. O juízo de valor deve ser guardado dentro de cada agente, mas o atendimento e o registro devem ser feitos independente de valoração. Muitas vezes o BO é a única prova que possuímos do acontecimento de determinado fato.

Devido a isso, sempre peticiono ao delegado quando vivencio essa situação, pois mesmo que ele não resolva, já produzi uma prova.

Obrigado pela participação

Cláudio

Anônimo disse...

Mas Dr Abud disse que a saude melhorou bastante?!!Mande ele rodar os posto para ver sem tem remedios basicos nas farmacias.Imagino de onde veio tanta constata$ao!!rsrsrs

Anônimo disse...

é claro q o Dr abdu falow q a saude melhorou...
ele pulou de lado, sera que vcs nao perceberam isso?
pois ele nao precisa de saude publica como nós pobres mortais... ele eh de familia de posses pra ele tanto faz ou tando fez a saude estar como estar...
infelizmente,...
e olha q eu trabalhei pra ele.
fico triste em ver essa postura dele...

Sergio Mendes disse...

Caro Dr. Claudio Andrade,


Aconselho a esta cidadã aflita, procurar urgentemente a Defensoria Pública para tentar resolver este problema tão grave.

Gostaria de ressaltar, que o governo da Prefeita Sra. Garotinho, está pagando um ALUGUEL ANUAL de mais de 6000000 ( SEIS MILHÕES ) de reais, por um software - programa de computador -, que, segundo Eles, é para dar mais resolutividade a Secretaria Municipal de Saúde, ou seja: atender melhor ao cidadão-contribuinte, nos postos médicos e hospitais municipais. Lembrando também, que qualquer governo zeloso, paga pela transferência desta tecnologia, evitando com isto, este ALUGUEL interminável.

Sergio Mendes disse...

Caro Dr. Claudio Andrade,


Aconselho a esta cidadã aflita, procurar urgentemente a Defensoria Pública para tentar resolver este problema tão grave.

Gostaria de ressaltar, que o governo da Prefeita Sra. Garotinho, está pagando um ALUGUEL ANUAL de mais de 6000000 ( SEIS MILHÕES ) de reais, por um software - programa de computador -, que, segundo Eles, é para dar mais resolutividade a Secretaria Municipal de Saúde, ou seja: atender melhor ao cidadão-contribuinte, nos postos médicos e hospitais municipais. Lembrando também, que qualquer governo zeloso, paga pela transferência desta tecnologia, evitando com isto, este ALUGUEL interminável.

douglas da mata disse...

Caro Cláudio,

Essa é a questão. Utilizar a Delegacia e o Estado como produtor de suporte probatório em lides privadas, quando não há responsabilização criminal a ser investigada.

E mais, esse juízo de valor nunca é subjetivo.

Qualquer indício de crime ou justa causa, registra-se o fato.

Agora, se há circunstâncias indubitáveis, como foi o caso, de que não se trata de crime doloso ou culposo, não há de se confeccionar registro, sob pena de sobrecarregar um sistema que já opera no limite e prejudica a investigação dos crimes verdadeiros, pela tempo destinado a "cuidar" desse monte de papéis gerados sem qualquer relação com a atividade de polícia judiciária, sem mencionar no aumento da demora dos contribuintes que estão lám para noticiar fatos criminosos.

Não se trate, enfim, de má vontade, apenas de colocar as coisas em seu devido lugar.

Um abraço.

Anônimo disse...

Só podemos lamentar o caos da saúde de Campos . As pessoas não podem ficar doentes nesta cidade . Porque dificilmente terão sua saúde restabelecida . Para o secretário e seus dirigentes de hospitais públicos e pilântrópicos a saúde é um grande negócio . Basta ver contratos deste governo . Não vimos nada de diferente na política de saúde deste governo . Muita propaganda , como sempre . Mais não fique doente . Você pode morrer mais rápido se morar em Campos e não possuir um plano de saúde . relação precisa de uma revolução .

Anônimo disse...

amanhã tudo se resolverá.

Átima, amanhã vai ouvir falar de mim.

12/03/2011
Cláudia

Gianna Barcelos disse...

Em linguagem médica, este "não tem mais nada pra fazer" costuma significar amputação do membro.

Provavelmente um rapaz novo que tinha condições de restabelecimento total de movimentos da perna... vai ser mais um deficiente físico por descaso médico?

È bom acompanhar isto de perto. Omissão de socorro é crime!!!!!

Ao Inspetor de Polícia Civil Douglas da Mata, se omissão de socorro está devidamente tipificada no CP porque não pode ser feito o BO??

Gianna Barcelos

renato disse...

douglas da mata , vc esta falando isso e porque não e o seu que ta reta se colocar o seu vc vai pula iqual a pipoca .

Anônimo disse...

é Dr Claudio,a saude para os pobres coitados está dificil !Ainda bem que a familia do Adelino é de posse,.Se o ferreira Machado não faz ,Pague o Social,com certeza tem excelentes ortopedista em Campos que irá com certeza fazer esta cirurgia.Só não pode é deixar o Adelino perder o joelho .Isto deixa para aquelas pessoas bem !!sacrificada!!

douglas da mata disse...

Cara Giana,

A omissão de socorro que caracteriza o tipo penal, salvo engano, não se aplica a esse caso, uma vez que o paciente está assistido, internado.

Se a família discorda do tratamento empregado, deveria ouvir a opinião de outro médico, e adotar as providências cabíveis.

Nesse caso, se fossemos adotar seu critério, não só o médico, mas os familiares estariam implicados na omissão.

Mas eu repito: Trata-se de um prognóstico médico, passível de discussão por outro médico.

A esfera cirminal é a ÚLTIMA a ser movimentada, e só diante dos indícios e da justa causa, é simples assim.

Ao que parece, um RO não elidirá o dano, e os comentaristas parecem não se dar conta disso, ou seja, ao invés de resolver o problema, querem a notícia crime(que não há certeza alguma de ter sido praticado) como se o fato já estivesse consumado.

Não custa lembrar: a data(hoje, ontem, ou semana que vem) do RO não atrapalhará a persecução criminal se a conduta médica estiver tipificada. O que importa é orientar a família para ir ao local certo para sua demanda, e evitar o sofrimento do paciente.

Esse foi o sentido do meu comentário.

Ao outro comentarista só posso dizer: Não meça os outros por sua pequena régua. Como eu ajo na defesa dos meus direitos só diz respeito a mim, e só!

Anônimo disse...

AO ANÔNIMO QUE ESCREVEU QUE A FAMÍLIA DO ADELINO É DE POSSES ÀS 8:23H

a FAMÍLIA É DE GENTE QUE TRABALHA, MAS MESMO QUE A FAMÍLIA FOSSE RICA, COMO VC DIZ, TERIA O DIREITO DE SER ATENDIDA PELOS HOSPITAIS PÚBLICOS, POIS AS FAMÍLIAS RICAS TB PAGAM IMPOSTOS, NÃO É ?

ENTÃO DEIXE DE SER CAFONA E PENSE PELO COLETIVO, VENDO ESTE TRISTE EXEMPLO.

HOJE ADELINO E MUITOS OUTROS PASSAM DIFICULDADES EM FAZER A MÁQUINA PÚBLICA FUNCIONAR DECENTEMENTE E SE O CIDADÃO DE BEM, QUE PAGA IMPOSTOS E PENSA NÃO REAGIR DIZENDO QUE A SAÚDE É DIREITO DE TODOS, ASSIM COMO A EDUCAÇÃO, TODOS NÓS ESTAREMOS SUJEITOS A CONTINUAR TENDO NOSSOS PEDAÇOS ARRANCADOS, MORRENDO NAS FILAS E CORREDORES.

ACHO QUE JÁ CHEGA DE PENSAR EM UM SÓ,DEVEMOS PENSAR EM TODOS.

ESCLARECENDO AINDA MAIS VC, TODO ACIDENTADO É SOCORRIDO E LEVADO AO HFM, SEJA BONITO, FEIO, RICO OU POBRE.

ÁTIMA, ESTOU ESPERANDO SEU CONTATO.

CLÁUDIA

Anônimo disse...

Nossa, esse Douglas fala bonito...

Gostei dele.

Sólua disse...

Douglas da Mata nesse caso; Qual é o lugar certo? Antes que o Adelino perca a perna!
Por favor quem souber orienta essa irmã desesperada.
Obrigada!

douglas da mata disse...

Caro comentarista,

Pelas aparências, e até pelo fato de ter utilizado a internet para see mobilizar, os parentes do acidentado parecem capazes de interceder junto ao diretor clínico do nossocômio, e caso não sejam atendidos, junto ao diretor geral do hospital, e por fim o presidente da fundação que o mantém, e o próprio secretário.

Caso haja suspeita de erro médico, seria o caso de mobilizar o conselho regional de medicina, e só depois, uma vez confirmada a negligência ou imperícia que resulte em ofensa a incolumidade física do paciente, apresentar os fatos em uma delegacia.

Mas eu creio que nem todas as instâncias dentro do hospital foram esgotadas.

Outra possibilidade é o pedido de transferência a outro hospital, através de medida cautelar judicial, onde as custas da internação, se fosse o caso,d everiam correr às expensas do poder público.

Um abraço, e Cláudio, obrigado pelo espaço.

Anônimo disse...

Prezado, Cláudio
venho retificar conforme informação da Átima, que o acidente foi dia 27 de JANEIRO, o que ao meu ver, torna ainda mais absurda essa espera.

Providências, governo.
Att
Cláudia

Anônimo disse...

Vocês não tem noção do que é o HFM, uma pessoa comum não tem acesso a nada, se vc não tiver uma pessoa "conhecida", não consegue falar com ninguém da diretoria, eles só falam que não estão, p/ voltar outra hora, com isso, o tempo vai se passando e nada é resolvido. Força Adelino vc vai sair dessa, com SUCESSO.