segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SITUAÇÃO INSUPORTÁVEL.


 O trânsito e a violência em nossa cidade precisam de ações conjuntas  urgentes dos poderes públicos constituídos. Todos os dias temos notícias de uma série de acidentes automobilísticos nas vias de nossa cidade, muitos deles com óbitos.

As motos são as principais 'armas' e os motoqueiros, os principais responsáveis. Sem proteção alguma, eles ignoram as ordens de precaução e desafiam a sorte realizando todas as manobras possíveis. Muitas delas colocam em risco a vida de todos.

Estamos assistindo ao trabalho árduo do Corpo de Bombeiros. Nunca trabalharam tanto na luta para salvar vidas ou pelos menos, para reduzir os danos físicos causados pelas inúmeras imprudências cometidas.

No que tange a violência, já estamos na fase da perda de indignação. Os  assaltos a residências já é fato corriqueiro. Agora, temos as horrendas modalidades dos sequestros e dos assaltos bancários. Tudo isso em uma cidade, que mostra-se despreparada para um possível desenvolvimento.

Os acidentes de trânsito precisam de ações de prevenção imediatas. Quem assistiu  as cenas chocantes divulgadas pelo Cidac, dos acidentes de trânsito, não pode chegar a outra conclusão, que não seja a seguinte: caos, um verdadeiro caos.

Com relação a violência, até o presente momento não vimos nenhuma ação firme de prevenção. O confronto da polícia civil e militar com a criminalidade é diário. Entretanto, as apreensões de entorpecentes e algumas prisões não foram capazes ainda, de reduzir o índice estarrecedor de mais de 200 homicídios no ano de 2009, somente em nosso município.

Os dois pontos apresentados precisam ser atacados nas suas fontes. Não sou especialista em nenhum dos assuntos, mas acho que a sociedade precisa de uma satisfação. Ações curativas não bastam, pois a contenção de danos é necessária para que a sensação de segurança retorne.

Na Rua Voluntários da Pátria por exemplo, assaltantes praticam roubos e furtos durante todo o dia. Flanelinhas estipulam preços obrigatórios para a estada dos automóveis nas vias públicas e diversos idosos são assaltados nas saídas dos bancos.

As entidades de classe, por meio de seus representantes, ainda não marcaram posição acerca dessa terrível situação. O progresso é bom, entretanto, precisamos de estrutura para suportar as mudanças sociais que trazem também o ônus do crescimento.

Cláudio Andrade.   

4 comentários:

Anônimo disse...

Alguém sabe me informar onde se encontra o secretário de SEGURANÇA???? Estou enganada ou ele era coronel do bombeiro ??? Na ausencia do F. Melo da Guarda foi ele quem assumiu??? O q tem planejado para segurança pública de nossa cidade ??? Pq não há rodízios entre os Guardas Municipais, que alias é uma ótima ideia??? Pq os Auxiliares de vigilante recebem tão mal???? quais os critérios para tamanha diferença??? O natal e as festas do verão estão a porta, qual o planejamento???? é suficiente o numero de Guardas Municipais???? E a Defesa Civil tem se preparado e feito um trabalho preventivo???? Apenas a postura tem se antecipado em relação as festas. Onde está o secretário????

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE, SÓ JESUS NA CAUSA.
TEM GENTE QUE NÃO TEM O MÍNIMO D RESPONSABILIDADE COM A PP VIDA E NEM COM A VIDA DE NINGUEM.
MISERICORDIA!!!!!!

Anônimo disse...

Você não item idéia do que eu passo todos os dias para entrar na minha casa. Moro na Pelinca em uma rua sem saída atrás do Drive Thru do BOBS. Um lado da rua é proibido estacionar, mesmo assim todas as noites os dois lados da rua ficam lotados de carro. Sendo assim só um carro consegue passar na rua. O grande problema é que o drive thru do bobs fica lotado quase toda noite, os carros que ali vão entrar tomam conta do pedaço que sobrou da rua. Aiiii.... nem o carro que quer entrar na rua consegue passar nem o que quer sair dela consegue.. Ainda, vai dar um problema sério isso la...

Anônimo disse...

Os tachões foram proibidos em todo o pais, porém em nossa terra eles continuam a existir e ainda sendo instalados apos a proibição. Estou enganado ou Campos dos Goytacazes não pertence ao pais Brasil????? Ou será que está acima das Leis deste pais Brasil????? Fim aos tachões!!!!!!!