quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CONSTATAÇÕES VERGONHOSAS.

Hoje foi publicado no jornal Folha de São Paulo um artigo assinado pelo jornalista Clóvis Rossi com o seguinte título: "mercado não é país".

Clóvis apresentada dados referentes ao Brasil que são vergonhosos. O IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas) apresentou os seguintes dados: somente 157 municípios brasileiros (2.8% dos total) têm estabelecimentos públicos de ensino superior. Enquanto isso, milhares de brasileiros estudam no sacrifício, nos centros de ensino particulares.

Vale informar, que existe ainda uma enorme concentração de ensino. O Estado de São Paulo possui 23.6% dos centros de estudos. Uma vergonha.

No que diz respeito ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o Brasil ocupa a trágica posição de número 75, sendo a nona economia do mundo.

Com relação a educação, importante ressaltar que 80% dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos não possuem mais de seis anos de estudo, ao passo que na Argentina  e no Uruguai são 95% e no Paraguai 89%.

Um constatação absurda que nos impede de termos um manancial maior de formadores de opinião  e de profissionais com condições de fazer o Brasil crescer enquando liderança mundial, principalmente nas áreas de ciência e tecnologia.

Diante dos dados apresentados, difícil não concordar com o articulita.

Mercado não é país.

Nenhum comentário: