Os eleitores de três cidades de Minas Gerais escolheram novos prefeitos no domingo (15). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as eleições nos municípios de Bom Jesus do Amparo, Itabirito e Baependi foram realizadas porque os prefeitos eleitos em 2008 foram cassados pela Justiça Eleitoral.
Na cidade de Itabirito, também na região central do estado, o prefeito eleito é Manoel da Mota Neto (PMDB), da coligação “Itabirito de Verdade”, com 14.741 votos (53,53%). O TRE informa que dos 33,6 mil eleitores do município, 29,5 mil votaram neste domingo, ou seja, 87,7% dos cidadãos aptos a votar.
Já em Baependi, no sul de Minas, o eleito foi Efraim Lemos de Abreu (PTC), que alcançou 5.960 votos (49,67%). Compareceram às sessões de votação 12.520 eleitores, o equivalente a 85,5% do total de pessoas aptas a votar na cidade.
O TRE de Minas informou que os três prefeitos eleitos serão diplomados até o dia 4 de dezembro. Enquanto eles não tomam posse, os presidentes das câmaras municipais continuam provisoriamente na chefia das prefeituras.
De acordo com a Justiça Eleitoral, já são 12 os municípios mineiros que realizaram nova eleição após a cassação do mandato de prefeitos. Além de Bom Jesus do Amparo, Itabirito e Baependi, já houve um segundo pleito em Francisco Sá, Ponto Chique, Fronteira dos Vales, Salto da Divisa, Ipiaçu, Cachoeira Dourada, Carmo do Paranaíba, Mata Verde e Conceição do Mato Dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário