quinta-feira, 19 de novembro de 2009

COM LUCIANO PESSINA FOI DIFERENTE.

O Jornal Folha de S. Paulo entrevistou outro italiano que como Battisti veio para o Brasil em busca de refúgio após cometer atos delituosos na Itália. O pedido de refúgio foi analisado de forma diferente. Luciano Pessina teve o pedido de extradição negado pelo STF e hoje vive no Rio de Janeiro.
Qual seria a grande diferença entre ele e Battisti?
Cláudio Andrade.

Um comentário:

Ralf Manhães disse...

Cláudio, como é a história desse Luciano?

Ele simplismente cometeu atos tipificados como crimes ou ele era um comunista como Battisti, que foi condenado a morte em um Tribunal Italiano tão anti-comunista quanto o governo da época?

Ele foi julgado? Se foi teve seus direitos de ampla defesa e contraditório assegurados ou não pode se defender como Battisti?

Se sim, ele foi considerado um perseguido político ou teve o seu julgamento considerado injusto sem o direito de defesa, tal como Battisti foi pela França, tendo obtido o status de refugiado político por este país.

Status este que foi revogado, depois de mais de 10 anos, simplismente porque o atual presidente francês segue uma linha mais direitista e de forma imbecil reduziu uma discussão de direitos humanos para o saturado debate de direita x esquerda, utilizando se da maliciosa tática de criminalizar as políticas de esquerda.