terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Campos: hospital detecta golpe contra pacientes e leva caso à polícia


Familiares de três pacientes internados em UTIs de Campos foram vítimas de uma tentativa de extorsão nesta semana. Parentes destes pacientes – que estão internados no Hospital Dr. Beda – receberam ligações telefônicas de alguém que se identificou como representante do hospital informando sobre a necessidade de um depósito imediato da quantia de R$ 1.500 em uma conta bancária. Em todos os casos, os familiares não fizeram o depósito e procuraram o hospital. A direção do Beda está na Delegacia do Centro na tarde desta terça-feira (8) para registrar ocorrência e já providenciou o reforço de câmeras de segurança e a aquisição de um rastreador de chamadas telefônicas.

A diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, informou que os golpistas usaram nomes falsos e se identificaram como diretores do Beda. Há ainda a suspeita de que as tentativas de golpe tenham relação com ligações suspeitas recebidas pela unidade há alguns meses.

“Nós recebemos várias ligações de pessoas se identificando como médicos e ainda como integrantes da direção da Central de Regulação de Campos. Estas pessoas pediram informações sobre os nomes dos nossos pacientes das UTIs e quantos eram, mas nós não fizemos isso. Na última semana, os familiares contaram que receberam ligações de alguém que se identificou como Marcos Paulo, dizendo que era diretor. A pessoa informou que a família deveria depositar a quantia de R$ 1.500 em uma determinada conta para a aquisição de remédios para o paciente. Em outra ligação, a pessoa dizia se chamar Erivelton e tentou aplicar o mesmo golpe. As contas bancárias são do Bradesco e da Caixa Econômica”.

O hospital tomou várias medidas para descobrir quem poderia ter fornecido informações sobre os pacientes para os golpistas. “Nós estamos levando o caso à polícia e comprando um equipamento de gravação de todas as chamadas feitas e recebidas. Vamos reforçar todo o nosso sistema de câmeras e até na UTI estamos colocando câmeras com o áudio. Também já entrei em contato com o Bradesco e com a Caixa Econômica e estou aguardando o retorno deles”, explicou Martha.

Além dos esforços para identificar os bandidos e evitar que alguém seja vítima do golpe, o hospital orienta ainda que os pacientes procurem o hospital caso recebam alguma ligação suspeita. “Queremos esclarecer que não temos médicos com estes nomes no quadro de funcionários do hospital e não há cobrança por estes meios em relação aos pacientes internados na UTI. Qualquer outra família ou parente que receber este tipo de ligação pode nos procurar no setor de internação e devem trazer os dados das contas suspeitas, pois são as únicas pistas que temos”.

Terceira Via.

Nenhum comentário: