segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Alô Rosinha Garotinho, isso é sério!


Na última semana, entrevistei para o Programa “A Polêmica”, transmitido pela 3ª Via TV (em Campos canal 25 da Blue Via Cabo e Ver TV; em Macaé canal 17 da Blue Via Cabo; em Rio das Ostras canal 25 da Blue Via Cabo) o arquiteto e urbanista Renato Siqueira.

Pois bem. Alguns relatos do entrevistado deixaram-me perplexo. Ao ser questionado sobre a colocação das ciclo faixas pela IMTT, Órgão da Prefeitura de Campos, o profissional foi categórico ao afirmar que essas ciclo faixas apresentam problemas sérios.

Quais problemas? A largura não passa de oitenta centímetros quando deveria ser de, no mínimo, um metro e meio, segundo a legislação vigente. Além disso, segundo o técnico, uma das ciclo faixas do Jardim Carioca não poderia existir uma vez que atravessa a pista de rolamento.

Tratam-se de informações sérias que necessitam de uma resposta célere dos responsáveis pelo IMTT. São centenas de pessoas que, todos os dias, utilizam as ciclo faixas sem as medidas mínimas que garantam segurança para os munícipes.

Outra questão séria abordada pelo arquiteto refere-se à “Cidade da Criança” que está sendo construída no Parque Alzira Vargas. Segundo notícias recebidas durante a entrevista, a Prefeitura de Campos não está respeitando o patrimônio público.

O Alzira Vargas, segundo Renato, é tombado pelo patrimônio histórico e por isso, não poderia ter a sua estrutura alterada o que, segundo ele, está ocorrendo sem qualquer manifestação das autoridades públicas.

Ainda em relação à “Cidade da Criança”, uma questão grave referente à mobilidade urbana foi levantada. A obra não previu qualquer local de estacionamento nas redondezas.

Isso significa que, ao ser inaugurado, o parque causará um nó no trânsito da Avenida. 28 de Março e das ruas próximas, prejudicando os motoristas, principalmente nos “horários de pico”.

Outra temática de extrema importância, posta à apreciação do telespectador, referiu-se ao processo nº 1598/2014/SEC/CMCG em que o vereador da base de apoio à prefeita Rosinha Garotinho, Jorge Magal, solicita a extensão do “Programa Cartão Campos Cidadão” ao Transporte Alternativo.

Trata-se de uma questão que não poderia estar sendo debatida sem que a viabilidade desse transporte fosse discutida à exaustão. A quantidade de reclamações sobre a segurança e da qualidade dos automóveis postos à disposição dos usuários é enorme.

Notícias dão conta de carros enferrujados - com portas que não fecham - e pneus carecas. Motoristas dirigindo de sandálias, sem contar com os carros particulares que estão servindo de lotada, levando riscos diversos aos cidadãos de Campos. Tudo sem que haja uma ação enérgica do Poder Público.

Reafirmo que é preciso observar também o que está sendo feito no Mercado Municipal. Ainda segundo o arquiteto entrevistado, há diversos erros no projeto e um deles é a previsão da retirada das árvores centenárias que estão localizadas na parte de trás do mercado, conforme afirmou Renato, em “A Polêmica”.

As revelações são incisivas e preocupantes. Respostas do Poder Público devem ser exigidas e dadas o quanto antes.

Não se pode permitir que a Administração Pública de nosso município se mova sem a mínima fiscalização da sociedade civil.

Sem uma pressão social, a situação parece passível de chancela. Contudo, com questionamentos firmes, contribuiremos para o aperfeiçoamento que nos renderá segurança e bem estar.

Cláudio Andrade.

3 comentários:

Anônimo disse...

E O PAGAMENTO DOS AGENTES DO CCZ NADA ATÉ AGORA .

Anônimo disse...

CONTRATA MIL ADVOGADOS DAS E NÃO PAGA ESSE POVO PÓR QUE?:?????QUE SACO, SAI DA P0... DO EMPREGO E VAI PARA JUSTIÇA TENTAR RECEBER. QUE GENTE CHATA.

Anônimo disse...

Tem motorista do trianon RPA esta
03 meses sem receber pagamentos estão recebEndo doação de sacolão da igreja e amgos pra não passar fome tem gente sendo despejados pq não tem como pagar seu aluguuel.ta ma vergonha esse gverno..