sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Roberto Henriques participa de reunião no Porto do Açu sobre andamento das obras e perspectivas do projeto


O deputado estadual Roberto Henriques se reuniu nesta sexta-feira, dia 29, com representantes Prumo Logística, no Porto do Açu, em São João da Barra, para se inteirar sobre o andamento das obras, novos investimentos e perspectivas no complexo portuário. O deputado, que é presidente da Comissão Parlamentar sobre o Porto do Açu, atendeu ao convite da empresa por saber da importância do empreendimento para a região. Na ocasião, a diretora de operações, Cristiane Marsillac, e o especialista em relações institucionais Caio Cunha, apresentaram números que comprovam as grandes proporções do projeto, a evolução da obra e a previsão para os próximos anos.

O projeto do Porto do Açu conta com 17 quilômetros de cais, quatro a mais que o Porto de Santos. Já foram investidos R$6,3 bilhões. A obra está em seu estágio final. Um dos terminais começa a operar em novembro, mas o complexo já conta com três multinacionais atuando, com previsão de mais duas entrarem em funcionamento ainda este ano e outras três no primeiro semestre de 2015. Duas outras empresas já estão com contrato fechado, mas ainda sem previsão de iniciar operação. Durante a construção foram gerados de sete a 10 mil empregos. Hoje, são 3,5 mil empregos diretos nas empresas.

“Convidamos o deputado Roberto Henriques porque pesquisamos o trabalho do legislativo e vimos que a atuação de Roberto se destaca em termos de projeto para a região. ”, explicou Caio Cunha.

Para Roberto Henriques, é primordial que ele, como deputado da região, acompanhe o desenvolvimento do porto para que projetos e ações possam ser feitos a fim de criar infraestrutura e aproveitar mão de obra regional. “O super porto é uma realidade e todo lugar onde há porto, há desenvolvimento. Foi assim com o Rio de Janeiro, com Santos e com Manaus. Precisamos é fazer um trabalho em conjunto para que cursos de qualificação, que atendam a demanda, sejam criados e que obras de infraestrutura sejam feitas para não causarmos um caos na região com o inadiável aumento populacional”, frisou Roberto.

Recentemente remessas de minério de ferro para exportação chegaram ao porto. De acordo com Cristiane, como o Porto do Açu tem uma capacidade muito maior, uma espera para atracar menor e está muito mais próximo da Bacia de Campos do que Macaé, por exemplo, a previsão é que o fluxo seja intenso quando estiver em pleno funcionamento.

Assecom do parlamentar

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