quarta-feira, 27 de agosto de 2014

3ª Semana Literária de Quissamã inicia cheia de atrações para estudantes


Com o tema “Monteiro Lobato e Dorival Caymmi: um legado de sonhos, contos, cantos e encantos”, foi iniciada a 3ª Semana Literária de Quissamã, nesta quarta-feira (27). Cheia de atrações para os alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino que visitaram o evento que acontecerá até a sexta (29), no auditório da prefeitura, em dois turnos: das 8h ás 11h30 e das 13h30 às 16h. Os estudantes foram recepcionados por personagens do Sítio do Picapau Amarelo como a Emília, a Cuca e o Saci Pererê.

A organização da 3ª Semana Literária é da Coordenação de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). As apresentações são diversificadas e são dedicadas especialmente aos 1.600 alunos da Educação Infantil até o 9º ano de escolaridade que participarão do evento nos três dias, além de professores, gestores, equipes técnicas e artistas e músicos quissamaenses.

O público foi dividido por idade para participar da festa literária, e este primeiro dia foi dedicado às crianças da Educação Infantil e do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, que curtiu coreografia da música 'Emília, Sacipererê e Sítio para todos nós', 'A Boneca de Pano' e 'A paz' (do grupo roupa Nova); animação cultural com voz e violão e com o Palhaço Alegria; contação de história: 'Pílula Falante', de Monteiro Lobato; teatro 'A magia do pirlimpimpim no Sítio do Picapau Amarelo' e a performance da música 'Disparada' (Zé Ramalho).

Na quinta (28) e na sexta (29) também acontecerão apresentações de coral, esquetes teatrais, monólogos, animações culturais, interpretações musicais, contação de histórias, coreografias, maculelê e jongo,dentre outras atividades. No último dia, haverá uma homenagem póstuma ao professor de teatro David Moreira com Igor Costa, interpretando Laysa Liza, personagem mais famoso dele, que trabalhava em Quissamã na ocasião em que faleceu. Serão apresentados diversos vídeos de depoimentos de ex alunos de David, sob a direção de Carol Moura.

A coordenadora de Ensino da SEMED, Amanda Fragoso, enfatizou a importância da realização da Semana Literária. “Esse é um evento pedagógico, cultural e artístico muito importante, que integra escolas, alunos, professores, gestores com um recheio especial de literatura e conhecimento. Hoje começamos a sonhar, cantar, contar e encantar com Dorival Caymmi, Jeca Tatu e demais personagens de Monteiro Lobato, além da homenagem local que será para o saudoso David Moreira. São grandes surpresas e emoções”, Declarou.

A realização da 3ª Semana Literária conta com uma grande mobilização de toda a equipe da Coordenação de Ensino da SEMED de Quissamã, e com a parceria das coordenadorias de Comunicação Social e Cultura e das secretarias de Governo e Esporte e Lazer.

Assecom da Prefeita de Quissamã

Nenhum comentário: