segunda-feira, 14 de julho de 2014

Número de inscritos na Prova do “Laço Comprido” supera 2013 em Quissamã


A 23ª Exposição Agropecuária, Industrial e Turística de Quissamã recebeu mais uma etapa da “Provado Laço” no domingo (13), no Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva, e levou o público presente ao delírio. Esse ano, a prova teve 90 inscritos, superando inclusive o número de laçadores do ano passado e o prêmio de R$ 5 mil foi dividido entre os dez primeiros colocados.

A prova de laço comprido é muito praticada em rodeios pelo mundo. Consiste em laçar o boi que ésolto a frente do competidor montado a cavalo. Desde o brete já conta como competição e o peãocomeça a ser avaliado. É uma prova conhecida por outros nomes em alguns lugares, mas nos principais rodeios do mundo é chamada mesmo de laço comprido.

“É importante que o interessado ao participar de uma prova já tenha algumas habilidades em outrasmodalidades, como a montaria e o laço. Além do peão ser treinado, o cavalo também deve estarinteirado com a prova. As atitudes do cavalo são a maior causa de classificação ou desclassificação nas provas”, declarou o laçador e também organizador do evento, Nilson Silva.

O laçador segura o cavalo no brete até a saída do boi, mas o equino também precisa saber qual é ahora de sair. Tanto é que se o peão for culpado pela largada antes do boi, é penalizado em doispontos. Já se a “culpa” for do cavalo, a pena chega a cinco pontos. É fundamental saber a técnica dalaçada para cerrar o laço nos chifres do boi e não se soltar, evitando a perda pontos. Maestria e sincronia com o cavalo são importantes.

Os competidores Elson Nascimento (Carapebus), Nézio Ribeiro (Quissamã), Taison Reis (Quissamã), Anderson Silva, Rafael Sobrinho (Quissamã), Mateus Talles Neves (São Sebastião), Rafael Silva (Quissamã) e Ronaldo Pereira (Quissamã) terminaram entre os primeiros colocados.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: