segunda-feira, 2 de junho de 2014

Ação contra o tabaco em São João da Barra‏


O Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado no último sábado, 31, e esse ano a Organização Mundial de Saúde, segundo a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), chama os países para a necessidade da implantação de políticas de aumento de preços e impostos sobre os produtos de tabaco como estratégia efetiva para a redução do consumo desses produtos. Em São João da Barra, o combate ao vício é realizado pela secretaria de Saúde através do Programa Tabagismo, que nesta segunda-feira, 02, alertou a população com orientações e distribuição de panfletos, na Policlínica.

De acordo com a coordenadora do programa, Edilamar Caldas, a campanha desse ano teve como principal objetivo contribuir para proteger a atual e as futuras gerações das consequências devastadoras do consumo de produtos de tabaco para a saúde e também dos flagelos sociais, ambientais e econômicos do seu uso e da exposição à fumaça do tabaco.

- Pesquisas demonstram que o aumento de impostos e de preços sobre os produtos de tabaco é uma das medidas mais custo-efetivas para reduzir o seu uso, principalmente entre grupos de baixa renda e para prevenir que crianças e adolescentes comecem a fumar - ressaltou.

A coordenadora explica que os interessados em parar de fumar podem procurar o atendimento na própria Policlínica, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Todo o tratamento é realizado com o acompanhamento de uma psicóloga especializada no assunto.

A epidemia global de tabaco mata aproximadamente 6 milhões de pessoas a cada ano e entre esse total, 600.000 não fumantes em decorrência da exposição ao fumo passivo. A pesquisa enfatiza, ainda, que se nada for feito para mudar essa realidade, até 2030 essa epidemia levará à morte a cada ano mais de 8 milhões de pessoas. Mais de 80% dessas mortes, que podem ser prevenidas, estão entre as pessoas que vivem em países de média e baixa renda.

Assecom da Prefeitura de SJB

Um comentário:

Zeca Pauliceia Compositor disse...

Parei de fumar
Graças a Deus, posso jogar bola, correr e realizar outras atividades. Resolvi compor um samba O samba, chama-se VÍCIO MALDITO, vale apena assistir o video e se possivel divulgar.
Click aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5-xb-XNNPyU
orkeun and