segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Secretarias de Ação Social e Agricultura de Quissamã prestaram contas aos servidores nesta segunda-feira (30)




A equipe da Secretaria de Ação Social, expôs a prestação de contas dos trabalhos realizados no decorrer de 2013, aos servidores na manhã desta segunda-feira (30), no Auditório da Prefeitura. Já a Secretaria de Agricultura, abordou o tema diante dos funcionários, no Horto Municipal. Ambas falaram sobre as dificuldades encontradas, mas comprovaram que apesar dos obstáculos, os resultados foram extremamente positivos e que estão muito otimistas em relação a 2014.

A Secretária de Ação Social, Derli Rodrigues, afirmou que é fundamental se manter atualizado. “Encontramos leis que não eram mexidas há muitos anos. O Projeto Juventude em Construção, por exemplo, era de 1994. Precisamos modernizar a legislação, mas tudo tem que ser estudado com cautela para termos cada vez mais êxito e para isso, contamos com a participação efetiva da equipe”, concluiu.

Foi um ano de muitas conquistas para a Ação Social, que teve seis Projetos de Leis encaminhados à Câmara Municipal e aprovados. Foram eles: Conselho Municipal de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa com Deficiência, da Juventude, Acolhimento Institucional e o Serviço de Fortalecimento de Vínculos – PAI. Existe o projeto de “Benefícios Eventuais” aguardando aprovação e mais três, em processo de reformulação para 2014.

Outro ponto positivo da secretaria foram os eventos realizados com sucesso, como as campanhas “Violência contra Crianças e Adolescentes” e “Contra o Trabalho Infantil”, o mês do Idoso, a “Conferência Municipal de Assistencial Social”, o “Fórum da Sociedade Civil”, “Culminância do CRAS – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo Familiares e Comunitários”, entre outros.

As conquistas da Secretaria de Agricultura também foram muitas e em todos os campos. A “Patrulha Agrícola” prestou atendimento aos pequenos e médios produtores, totalizando 251 favorecidos ao longo deste ano. Foram 477 serviços executados em 592 hectares de terra destinadas a várias culturas como plantio de capim, cana de açúcar, milho, abóbora, feijão, aipim, coco, quiabo, sorgo, maracujá e pequenas lavouras, chamadas de lavouras brancas, como melancia.

São 19 pequenos produtores fornecendo produtos de agricultura familiar, por meio de 24 contratos que chegam a ordem de R$132.334,20. Foram 4500 alunos beneficiados por produtos como ovos, feijão preto, abobora, alface, cenoura, cheiro verde, quiabo, cebola, tomate, picolé da fruta, biscoito de polvilho, doces variados, entre outros. Já na área da pesca, foi fechado um convênio com a Colonia Z27, onde até fevereiro, serão assistidos 137 pescadores.

Campanhas como a da “Febre Aftosa”, atingiram tanto na primeira, quanto na segunda etapa, mais de 95% de adesão. Animais de 0 a 24 meses, jovens e adultos, foram imunizados. Dentre os benefícios, estão incluídas as assistências técnica e profissional para vacinação de “Brucelose”, além de outros acompanhamentos clínicos necessários. Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e de Obras, foram cedidas mais de 2000 mudas para plantação de árvores oriundas do Horto Municipal.

“Durante o ano de 2013, junto com os funcionários da secretaria de Agricultura, fizemos um grande esforço para na medida do possível, atendermos as demandas do setor agropecuário do município. Esperamos no próximo ano, avançar mais nas ações voltadas para o homem do campo, em especial para o pequeno produtor”, declarou o Secretário de Agricultura, Jorge Penha.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: