terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eleições 2012: Roberto Henriques faz discurso duro na ALERJ


"Até os adversários mais tradicionais da Prefeita Rosinha Garotinho, aqueles usurpadores do Poder Público do passado, todos eles estavam lá ao lado da Prefeita Rosinha Garotinho".

Caríssimo Presidente Robson Leite, caríssimos Deputados e Deputadas, servidores da Casa, povo do Estado do Rio de Janeiro, que nos acompanha pela TV Alerj, em primeiro lugar, Sr. Presidente, quero fazer um registro. Se vivo estivesse o grande abolicionista nascido em Campos, José do Patrocínio, estaria completando hoje 159 anos de idade. Ele, que se dedicou à causa para erradicar a escravidão vergonhosa que aconteceu em nosso País e no nosso continente afora, escravidão essa que penalizou de forma irreparável os nossos irmãos negros.

Em segundo lugar, Sr. Presidente, queria, na linha daqueles que me antecederam, também dizer que a população do Brasil fez a parte dela. A população brasileira iniciou a sua marcha cívica que, finalizada nas urnas, depositou seu voto de confiança em alguém, seja para a 

Prefeitura ou para as Câmaras Municipais deste País.

Nós aqui, nos dias que antecederam as eleições, falávamos, como tantos outros colegas, da necessidade urgente da Presidenta Dilma liderar o processo de reforma que este País reclama, que a nação brasileira espera já há muito tempo. Sobretudo, a reforma política, a reforma, portanto, eleitoral e partidária. E junto com isso retirar esse instituto vergonhoso da reeleição que, na realidade, legaliza, unge e canoniza o uso da máquina pública por este País afora.

Assisti aqui, e todos assistiram, ao discurso da Deputada Clarissa Garotinho. A Clarissa, assim como o seu pai e também a sua mãe, tem um discurso para Campos e um discurso para o resto do Estado do Rio de Janeiro. Eu a ouvi falar, aqui da tribuna, sobre o arco de alianças conseguido pelo Prefeito eleito no primeiro turno, na Capital, o Prefeito Eduardo Paes. Mas se esquece de olhar o arco de alianças feito, a não sei que preço, pela Prefeita Rosinha Garotinho para que ela fosse eleita, lá em Campos, no primeiro turno.

Para vocês terem ideia, prestem bem atenção. Até os adversários mais tradicionais da Prefeita Rosinha Garotinho, aqueles usurpadores do Poder Público do passado, todos eles estavam lá ao lado da Prefeita Rosinha Garotinho. Todos aqueles que o Garotinho chamava de ladrões, de assassinos, estavam na campanha da Rosinha Garotinho. Todo aquele pessoal ligado ao ex-Prefeito Arnaldo Viana e ligado ao ex-Prefeito Alexandre Mocaiber. 

Todos eles estavam ao lado da Prefeita Rosinha fazendo campanha com ela, militantes, bem como... Militantes não. Milipança! Não a militância, a milipança! Estavam lá como candidatos a vereadores ou como milipança da campanha da Prefeita Rosinha Garotinho.

Só para vocês terem ideia, existem figuras famosas em Campos, por exemplo, Chocolate, secretário particular do Prefeito Arnaldo Viana. O que dizia o Garotinho do Chocolate até recentemente? “Ladrão, assassino. Assassinou junto com o policial Chuí um rapaz de uma rádio em São João da Barra.” E onde estava o assassino agora nessa campanha? Na campanha da Prefeita Rosinha Garotinho. Onde é que estava o policial que segundo o Garotinho ajudou o Chocolate a assassinar o radialista? Também na campanha da Rosinha Garotinho. São vários os casos, mas vou simbolizar nesses dois exemplos.

O caso do ex-Prefeito Alexandre Mocaiber. Ele lá, também na campanha da Prefeita Rosinha Garotinho como candidato a vereador pelo PSB. Mais de 350 candidatos a vereadores formando o arco de aliança para apoio à Prefeita Rosinha Garotinho. A que preço?

Eu gostaria muito que o Justiça Eleitoral pudesse entrevistar cada candidato a vereador ligado à campanha da Prefeita Rosinha Garotinho. Vão verificar um índice altíssimo: ou eram DAS da Prefeitura, cargos de direção e assessoramente superior, ou eram terceirizados da famigerada terceirização da Prefeitura, que abriga pessoas de bem, aqueles que trabalham, mas que abrigam também funcionários fantasmas e cabos eleitorais.

Então, a vitória propalada aqui pela Deputada Clarissa Garotinho lá em Campos é aquela vitória do rei de Épiro, Deputado Comte Bittencourt, o rei de Épiro, uma das regiões da Grécia, há três séculos antes da era cristã, Pirro. Então, na realidade, uma vitória a alto preço porque está lá a Prefeitura de Campos sem explicações para onde foram os milhões da caixa de previdência que estava no Banco Cruzeiro do Sul. A cidade toda esburacada, com obras eleitoreiras, cinco mil casas construídas e que já estão rachando, obras superfaturadas. Na Saúde, faltando os medicamentos elementares e os exames de baixa e de média complexidade, que dirá os exames de alta complexidade!

Então, essa vitória lá é uma vitória de Pirro. Pirro, no 3º século antes de Cristo, contava as suas glórias sobre as vitórias diante dos romanos, mas na realidade aquelas vitórias foram conquistadas a preço alto porque não valia a pena.

Portanto, lá em Campos, foi uma vitória de Pirro: a Prefeitura destroçada moralmente, financeiramente; os servidores públicos a busca do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, dos seus direitos elementares de trabalhadores brasileiros.

Portanto, Sr. Presidente, quero aqui parabenizar o grupo que se reuniu em torno das candidaturas de oposição em Campos dos Goytacazes; e dizer, Sr. Presidente, que se somarmos o número daqueles que não compareceram aos daqueles que votaram em branco mais os que votaram nulo, chega a mais do que o número dos votos que a Prefeita Rosinha Garotinho obteve em Campos dos Goytacazes.

Portanto, reforma partidária já! Reforma política já! Reforma eleitoral já! Para acabar por completo com a prostituição eleitoral que está de Norte a Sul do País infelicitando os municípios brasileiros.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Roberto Henriques
Deputado Estadual

Um comentário:

Silvio Pessanha disse...

Perfeita a fala do Deputado Roberto Henriques. Parabéns!