sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Os bastidores do plano B e as nuances da troca



Não restam dúvidas que a situação jurídica da Prefeita e candidata a reeleição Rosinha Garotinho é incerta. Devido a isso, as chances de ocorrer uma substituição do seu nome por outro cresce a cada dia. Nesse contexto, Mauro Silva e Geraldo Pudim aparecem na disputa como favoritos. 

Os partidários de Pudim na busca por fortalecer o seu nome estão utilizando duas linhas para enfraquecer o nome de Mauro que, a meu sentir, é a melhor opção. 

Na primeira dizem que Mauro é candidato com viés de elite e Pudim, do ‘povão’. Na segunda, que o candidato, (em caso da impossibilidade da candidatura de Rosinha se concretizar) deve ser do PR e não de outra sigla. Para os que não sabem, Mauro é do PT do B. 

Caso ocorra o indeferimento do registro da candidatura de Rosinha, onde esta restará impedida de concorrer ao cargo político, caberá ao partido político (PR) escolher o substituto para ser candidato. No caso de coligação com outras siglas partidárias (caso do PR em Campos), o substituto poderá ser escolhido dentre os filiados do partido, ou, se houver acordo, algum cidadão das outras siglas coligadas. 

Devido a esse regramento previsto em lei, a disputa entre Pudim (PR) e Mauro (PT do B) fica mais acirrada. 

Insta salientar que o pedido de substituição (eleição majoritária) poderá ocorrer até as vésperas do dia da eleição. Por isso, não tenham dúvidas que Garotinho (líder político) irá prolongar essa questão, na falta de Rosinha, até o dia fatal. 

Nessa linha, importante relevar que, caso a substituição do nome de Rosinha ocorra nas 24 horas antes da eleição, não haverá tempo para que a Justiça Eleitoral realize a substituição dela nas urnas eletrônicas. Nesse contexto, mesmo se Rosinha for substituída por Pudim ou Mauro, o seu nome, foto e número continuarão nas urnas. 

Isso, ao meu entender, vai gerar debates quentes, pois a própria doutrina eleitoral diverge acerca da questão. Muitos entendem que essa situação seria ilegal, pois o eleitorado estaria votando em um candidato que na realidade foi substituído. 

Por fim, não custa lembrar que, Geraldo Pudim traz em sua bagagem eleitoral uma derrota como candidato a Prefeito de Campos. Mauro, por sua vez, está debutando em sua primeira eleição. 

Vamos aguardar. 

Cláudio Andrade

26 comentários:

Anônimo disse...

Claudio, como vc escreveu a legislação eleitoral permite a troca até a vespera, onde as urnas já estarão com os nomes dos atuais candidatos e não terá tempo para troca de nomes, a minha pergunta é em caso de substituição por Mauro Silva, cujo número de seu partido é 70, pode as pessoas votarem no 22 e eleger uma pessoa que o número é 70. Em caso afirmativo isso seria um absurdo e a eleição teria que ser adiada para uma nova inseminação das urnas.

Anônimo disse...

Pode até gerar Insatisfações, mas é o que prevê a legislação e a jurisprudência, verbis:

(§ 4º do Art. 67 da Rês. TSE 23.373)

 §4º.  Se ocorrer a substituição de candidatos a cargo majoritário após a geração das tabelas para elaboração da lista de  candidatos e  preparação das urnas, o substituto concorrerá com o nome, o número e, na urna eletrônica, com a fotografia do substituído, computando-se àquele os votos a este atribuídos. 

Ac.-TSE, de 6.12.2007, no REspe n° 25.568: “Observado o prazo de dez dias contado do fato ou da decisão judicial que deu origem ao respectivo pedido, é possível a substituição de candidato a cargo majoritário a qualquer tempo antes da eleição (art. 101, § 2°, do Código Eleitoral) [...]”. 

Esclarecendo a dúvida do comentarista acima, partindo da premissa que Rosinha seu substituída por Mauro, entendo que caso o eleitor vote em Mauro, este voto será aproveitado para a legenda da coligação proporcional a que ele pertence.

Godofredo de Mello disse...

Claudio, caso o PR troca na ultima hora o candidato deles, sem que o nome de Rosinha pode ser trocado nas urnas, seria um ato muito sem elegãncia e anti - democratico. Melhor fazer logo.

Anônimo disse...

Esta é uma dúvida que eu também estava me perguntando e acho que nesse caso não seria possível, seria enganoso e falso para o eleitor.
A eleição deveria ser adiada e nova inseminação deveria ser realizada e o novo candidato deverá sofrer as mesmas avaliações pela que passaram os outros candidatos.
Os partidos e seus candidatos de oposição deveriam entrar com algum tipo de instrumento judicial para garantir a legalidade e transparencia da eleição e o direito do eleitor avaliar o candidato substituto, para que ele não seja induzido a erro.

Anônimo disse...

Mas quando existe a intenção de adiar a decisão da troca, prevendo que seria melhor para ser substituido em cima da hora enganando o eleitor que não obteve informações do candidato que substituiu. A troca já deveria ter sido feita, pois eles já sabem que terão que fazer, mas querem enganar para obter os votos que seriam dados a Rosinha, para o substituto de última hora.

Anônimo disse...

Gente, se Rosinha tiver seu registro indeferido pelo TSE,garotinho vai segurar até o último momento pois o candidado tem que ser 22 (Geraldo Pudim). O eleitor vai ser induzido a votar no 22 mesmo que o candidado seja outro.Está bom ou querem mais ....

Anônimo disse...

Penso que deveremos já iniciar um grande movimento de esclarecimento à população desta questão que, como é dito acima, implica num total desrespeito ao povo campista se o grupo da situação já souber que isto irá acontecer.

Anônimo disse...

Na verdade Cláudio, Pudim perdeu duas vezes: Uma para Carlos Alberto Tavares Campista, e a outra para Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso, em 2004 e 2006 respectivamente.

Sinceramente eu digo que essa é a maior manobra eleitoreira que vi em minha vida, irão fazer com que a população vote em um candidato e na verdade o voto estará indo para outro candidato.

Isto é Brasil!

Anônimo disse...

Na verdade Cláudio, Pudim perdeu duas vezes: Uma para Carlos Alberto Tavares Campista, e a outra para Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso, em 2004 e 2006 respectivamente.

Sinceramente eu digo que essa é a maior manobra eleitoreira que vi em minha vida, irão fazer com que a população vote em um candidato e na verdade o voto estará indo para outro candidato.

Isto é Brasil!

Lucas Velasco disse...

Cláudio Andrade, agente tá vendo agora uma verdadeira avalanche de manobras do casal napoleônico. Campos ta retrocedendo:

Cadê o PSF?
Cadê as outras cinco mil casas que não foram construídas?
Cadê o portal da transparência?
Cadê a qualificação dos nossos jovens?

Campos unida pode ser muito mais, vamos juntos fazer essa mudança. Campos merece estabelecer parcerias entre governo federal, estadual e municipal. Chega de Campos ser isolada.

Graciete Santana disse...

Caro Cláudio Andrade
A possibilidade de substituição às vésperas da eleição apesar de legal, seria imoral.Uma demonstração clara de desrespeito ao povo campista.
O eleitor, nesse caso, estaria sendo enganado. Os eleitores da candidata Rosinha teriam seu direito violado já que, os que votariam na candidata em questão não necessariamente votariam em outro nome, mesmo que este faça parte do grupo político da candidata Rosinha.
Isso representaria um golpe nos eleitores e consequentemente na democracia.

Anônimo disse...

É verdade, uma manobra eleitoral muito grande está acontecendo em Campos.

Armaram contra a Rosinha e estão conseguindo, de forma ilegal e imoral impedí-la de ser candidata.

Cabral está desesperado pois sabe que Garotinho irá derrotá-lo nas urnas na próxima eleição para governador e quer desmotivá-lo.

O povo sabe que Rosinha está sendo injustiçada.

É Ela, Rosinha 22...

Walter Freitas

walter_freitas@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Mauro com certeza. Pudim já era...não tem perfil para prefeito.

Mauro, mesmo sendo uma pessoa fria e sem carisma, teria um perfil mais adequado para prefeito.

Anônimo disse...

Claro que o casal vai preferir Mauro do que Pudim, pois Pudim não ganha nem pra vereador...

Na verdade, não gosto de nenhum dos dois, mas...

Anônimo disse...

¨Manobra muito grande está sendo feita contra rosinha...¨
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!
Como diria o Odorico Paraguaçu, mais ¨manobrista ¨que o perverso HÁ!!???
Voto VÁLIDO .CAMPOS PRECISA TER PAZ!

cortez disse...

Poucos tem coragem de ir mais além, e dizer que, diferentemente dos mortais, os juízes não respeitam tempo algum, somando-se a isso,nossa legislação absurdamente exagerada no que diz respeito aos recursos. No topo da arrogância, falta bom senso e respeito à população quando da morosidade que acompanha decisões tão relevantes para o processo democrático. Nem o judiciário nos salva mais.

Anônimo disse...

biA população menos esclarecida terá muita dificuldade para entender esta armadilhaa:Vão atirar no que viu;acertar no que não viu.

Anônimo disse...

O prefeito agora será mackoul, chega dessa família!!

Anônimo disse...

VAMOS LÁ PESSOAL , CANDIDATOS ,ESTUDANTES DIVULGUE A ASSINATURA , CAMPOS FICHA LIMPA , PASSAR CAMPOS A LIMOE , DO COLEGA JOÃO PAES NETO , VAMOS ALAVANCAR AS ASSINATURAS PRA 5.000 LOGO , VER BLOG OPINIOES DA FOLHA ...CAMPISTAS JUNTOS VAMOS LIMPAR ESSA CIDADE DOS FICHAS SUJAS....

Anônimo disse...

Com a saída de Mauro do PT do B, vai abrir oportunidade de eleger Eduardo Crespo ou Chico...mas isso é se o partido fizer legenda nê?


Que confusão terrível.

Anônimo disse...

E quem seria o pres da Câmara na opiniao de vcs leitores?

Anônimo disse...

So não coloca o MAGAL se não eu rasgo meu diploma.....................

Anônimo disse...

Magal como pres da camara? Ta de brincadeira. Magal pode ter voto, mas nao eh um cara extrategico e pode desunir os edis por ser um cara polemico.

Vamos esperar e ver o que vai acontecer na 10 cidade mais rica do Brasil...

Anônimo disse...

concerteza com a saida de mauro silva o pt do b faiz cecilia ribeiro gomes que vai surpriender muita gente e pode fazer chico ou esduardo crespo dependendo da legenda ne mais cecilia merece vamos ver ne

Anônimo disse...

NÃO SERÁ PRECISO NADA DISSO! TROCAR O Nº PARA QUE? SE O PARECER SERÁ FAVORAVÉL A NOSSA PREFEITA. DEUS É JUSTO TENHO CERTEZA.

Anônimo disse...

Venha quem vier quem governa mesmo é Garotinho!!!!!!KKKK
Bobagem a discussão!
Sueli