segunda-feira, 7 de julho de 2008

SÉRGIO CABRAL: INOCENTE OU ESPERTO DEMAIS?

Ontem o Governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi entrevistado na Bandeirantes por Fernando Mitre, Ricardo Boechat, dentre outros. Durante a entrevista Sérgio Cabral faz uma referência ao filme Tropa de Elite. "lembra a cena do deputado recebendo propina; isso não acontece mais em meu governo".
Bem! Não estou dizendo que aconteça, entretanto a afirmação de Cabral é perigosa. Ele pode até ter controle sobre toda a polícia civil e militar(acho impossível), mas afirmar que não há mais influência direta de alguns deputados nas delegacias e no cotidiano da segurança pública e apelar demais.
Não tenho dados para a presentar, mas não acredito que em tão pouco tempo algumas culturas tenham sido exterminadas do cotidiano policial carioca. Por fim, entre as palavras do Governador e as imagens do filme, continuo com Vargner Moura.
Postado por Cláudio Andrade.

Um comentário:

xacal disse...

é mentira...

enquanto permanecerem a "movibilidade" funcional dos policiais civis e militares que são punidos com "desterros", estarão intactas as influências indevidas do poder político sobre a polícia...

foi assim, é assim, e pelo jeito, infelizmente, continurá assim...

citei apenas o aspecto funcional da influência negativa, deixemos de lado as questões "patrimoniais" que empurram policiais para o colo de deputados e afins...

baixo salário não justifica corrupção, mas se o policial pode corromper a lei para beneficiar apadrinhados políticos, por que não fazer em causa própria?

um abraço...