sábado, 28 de junho de 2008

CONFIRA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS DA LEI SECA.(LEI 11.705\08)

1 - A perda da carteira será automática, caso o motorista esteja "fora da lei"?
Sim, esta é uma das penalidades possíveis. Há também a multa e a suspensão do direito de dirigir durante um ano. No caso, seria uma infração gravíssima com perda de 7 pontos da carteira.
2 - Como fica a questão da fiscalização? As polícias rodoviárias estão equipadas com bafômetros em todos os postos?
É uma boa pergunta. Precisamos nos estruturar. A falta de estrutura de fiscalização é um grande empecilho. Outros problemas tão graves quanto esse são a falta de infra-estrutura rodoviária e a falta de cuidados com as estradas que deveriam receber uma atenção bem maior por parte do poder público.

3 - O que acontecerá se o motorista se recusar a fazer o exame do bafômetro e depois entrar com um processo na Justiça, alegando que não estava bêbado?Certamente é um ponto polêmico e irá suscitar ações junto ao Supremo Tribunal Federal. A nossa Constituição prevê que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. Isso vai gerar muita discussão e muita polêmica.

4 - O motorista pode se recusar a fazer o teste com o bafômetro sob a justificativa de que, pela legislação brasileira, ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo? A lei tenta deixar de lado este princípio. O grande problema que existirá será em outros casos, como o de consumo de produtos alucinógenos e casos de pouco consumo, que não fique visível no teste.

5 - Esse tipo de lei com tolerância zero é aplicado em algum outro país? Dá certo? Eu não lembro de nenhum país na Europa que tenha tolerância zero e mesmo assim funciona. Mas há um problema no Brasil, que é querer se espelhar em outros países. Estas questões devem antes passar por uma evolução cultural e até mesmo de educação. Não devemos nos pautar por outros países.
6 - Os policiais podem obrigar o motorista a realizar exames de sangue, caso não exista bafômetro no posto? É a tentativa que a lei faz. Mas muitas vezes não haverá o equipamento necessário, pois custa caro.

7 - Se a pessoa estiver visivelmente bêbada e não quiser fazer o teste do bafômetro, ela pode ser presa? Qual a penalidade para essa recusa? Pode ser presa sim, a lei prevê isso. Vai depender da interpretação da autoridade no local. E a penalidade é multa, suspensão durante um ano e perda de sete pontos na carteira de habilitação.

8 - Li que, além do bafômetro, os agentes federais poderão usar outros tipos de provas para penalizar o motorista. O senhor poderia dizer que tipo de provas são essas? Exame de sangue.

9 - Haverá alguma forma de não aumentar o índice de suborno à vigilância? Isso vai tornar o trânsito ainda mais perigoso?Acho muito precipitada esta análise. Partir para um juízo de valor desse tipo é complicado.

10 - Em caso de apreensão da carteira, um ano após deveremos fazer novo exame para obter a CNH? É uma suspensão. Depois de um ano se está novamente habilitado a dirigir, sem novo exame para obter a CNH.

11 - Se eu tiver tomado três cervejas e meus reflexos em perfeitas condições, ainda assim serei multado? Se você consumiu álcool. Pela lei, cometeu um crime e a punição é a mesma.
FONTE-SITE G1
Postado por Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: