quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

MEC CORTA MAIS DE SEIS MIL VAGAS EM CURSOS DE DIREITO

O site do jornal O Dia informou que o MEC cortou 6.323 vagas em 26 cursos de Direito no Brasil.
O parâmetro para o corte foi o conceito inferior a 3 obtido pelas instituições em uma escala que varia de 0 a 5 de acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
O MEC requereu também, uma mudança drástica no ensino realizado nos Núcleos de Prática Jurídica, bem como a contratação de mais professores com mestrados, doutorados e daqueles que possam prestar serviços para a instituição em tempo integral.
As faculdades Centro Universitário Euro-Americano de Brasília e o Centro Universitário 9 de Julho de São Paulo perderam juntas mil vagas.
As Instituições que não cumprirem as exigências no prazo estipulado de doze meses conforme consta nos termos de compromisso poderão sofrer processo administrativo que, poderá resultar, no fechamento da instituição.

OPINIÃO DO BLOG

Acho a medida do MEC louvável. Entretanto é importante observarmos também pela ótica do universitário. São consumidores que pagam caro por uma prestação de serviço (Ensino) que, se mostra, com o tempo, precária. As responsabilidades das instituições devem ser averiguadas pelos PROCONS de todo os país.
Outra questão a ser observada e a exigência da contratação de mais professores com titulação. Quem acompanha o meio acadêmico diariamente sabe muito bem que, ter um título de mestre ou de doutor não confere, em tese, ao postulante a didática necessária para uma sala de aula. Serve muitas das vezes, apenas para atender metas do MEC.


Postado por Cláudio Andrade as 23 horas e 27 minutos.

Nenhum comentário: