quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Aparelho de ar condicionado é comprado por funcionários do HGG


"Problemas na Saúde de Campos parecem não ter fim. Na tentativa de amenizar um deles, profissionais da emergência pediátrica do Hospital Geral de Guarus (HGG) compraram por conta própria um aparelho de ar condicionado para o setor, como comprova um documento assinado pelo diretor administrativo da unidade. Ainda no HGG, um funcionário relatou diversos problemas no hospital. Nessa quarta-feira (24), mais uma vez, a unidade foi flagrada com pessoas no corredor. Além do HGG, outros problemas relacionados à saúde foram criticados pela população.

Segundo a declaração, com data dessa quarta-feira, o aparelho ar condicionado adquirido por uma servidora “pertence a toda equipe (adquirido em conjunto) do referido setor”, que é a Pediatria, e, “caso a Classificação de Risco da Pediatria seja transferida de local, o ar condicionado deverá ser retirado e instalado no novo local”. A atitude foi vista pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) como uma colaboração dos servidores elogiosa.

Mas não seria apenas isso que estaria com problemas no HGG. Segundo um funcionário, que preferiu não se identificar, a unidade está com uma série de problemas graves. Um deles é a acomodação de pacientes com meningite e tuberculose juntamente com outros pacientes, e não em isolamento. “Não existe isolamento. Tem um quarto isolado, mas não tem ventilação. Colocam até duas pessoas juntas, com confirmação e suspeita”, disse.

Ainda segundo a denúncia, a limpeza está sendo feita por funcionários de outros setores, como copeira e almoxarifado, sem treinamento. Além disso, medicamentos como Levofloxacino, Omeprazol, Ranitidina, Clindamicina e Clexane de 80 mg estão em falta.

Ainda segundo o denunciante, as duas ambulâncias da unidade estão em condições ruins. Uma delas, a UTI móvel, não tem ar condicionado nem materiais adequados, segundo o funcionário, que ainda acrescentou a superlotação da unidade. Nessa quarta-feira à tarde, o corredor do HGG foi flagrado com pacientes em macas. Alguns deles e acompanhantes utilizavam máscara.

Em resposta, a FMS disse que pacientes com diagnósticos confirmados de doenças como tuberculose e meningite são mantidos em isolamento e transferidos para o HFM. Já os funcionários responsáveis pela limpeza são treinados para o serviço e não existem concursados desviados de função.

Já sobre a climatização, a FMS responsabilizou a instabilidade da rede de energia. Sobre os medicamentos, o órgão disse que os que eventualmente não estejam disponíveis têm sido substituídos por equivalentes. Já as ambulâncias da unidade estão funcionando normalmente".

Folha da Manhã.

Nenhum comentário: