segunda-feira, 18 de maio de 2015

Assistência Social e Saúde realizam ação conjunta‏ em SJB


Equipe técnica e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Atafona foram ao Calçadão Jair da Graça Raposo para mostrar à população sanjoanense um pouco da rotina e do dia a dia dentro do Caps. Eles se alongaram, cantaram, dançaram, produziram tapeçaria, pinturas e bijuterias, com o objetivo de mostrar que são capazes de conviver em sociedade e que devem ter seus direitos garantidos.

“ São João da Barra aderiu a Luta Antimanicomial por que todo cidadão tem o direito de ser livre e nós precisamos garantir esse direito. Hoje estamos mostrando para a sociedade que os usuários do Caps podem e devem viver da mesma forma que o resto de nós”, disse a secretária de Saúde, Denise Esteves.

Vale lembrar que São João da Barra está entre os municípios que mais reduziu o número de internações, chegando a 90%. Além do Caps, o município também dispõe do Serviço Especializado em Transtornos Decorrentes do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas e do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, todos localizados em Atafona.

Já a equipe técnica do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), foi às ruas panfletar e conscientizar a população de que qualquer abuso ou exploração sexual tem que ser denunciado para que os responsáveis paguem pelo crime que cometeram e as vítimas recebam tratamento adequado.

“Há poucas denuncias por parte da população, mas as pessoas não podem se calar diante de um crime tão brutal.”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes.

Swany também falou da importância dos pais ensinarem seus filhos a se defenderem diante de situações de risco e de ter uma conversa aberta sobre sexualidade, para que eles conheçam seu próprio corpo.

-Como denunciar abuso ou exploração sexual: A denúncia pode ser feita através do Disque Direitos Humanos, número 100, no conselho tutelar, delegacia e no Creas.

Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Nenhum comentário: