quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Prosseguem comemorações pela Semana da Cultura‏ em SJB


Comemorações em São João da Barra tiveram início na segunda-feira e vão até domingo

São João da Barra celebra desde a última segunda-feira a Semana Nacional da Cultura, realizada pela secretaria de Educação e Cultura. As atividades acontecem nos prédios históricos da cidade, que exatamente há um ano, na comemoração pelo Dia da Cultura em 2013, receberam o Selo de Certificação da Organização para Gestão da Qualidade do Patrimônio Cultural – Herity.

Na quarta-feira, 5, a programação foi voltada para o Palácio Cultural Carlos Martins, que durante todo o dia apresentou diversas atrações, como música, dança, teatro e pinturas. Durante todo ano o espaço oferece cursos gratuitos nessas áreas. O Dia da Cultura no Palácio contou ainda com aulão de jazz, desenho, teatro e pintura, todas ministradas pelos professores que desenvolvem as atividades durante o ano.

Além das atividades da Prefeitura, o Colégio Estadual Alberto Torres desenvolveu com seus alunos o I Fórum Estudantil da Cultura, que debateu a preservação e conservação da cultura local no Auditório Municipal. Para a animadora cultural Maria Eni Cajueiro, esse tipo de encontro tem o objetivo de repensar a cultura e envolver alunos e a comunidade de forma geral nesse propósito. “A gente pode pensar na nossa cultura com pessoas que estudam sobre isso, seja para preservação dos nossos prédios, como para nosso patrimônio imaterial”, observou Maria Eni. Na noite anterior, terça-feira, foi realizado pelo Educandário Santa Cecília, no Centro Cultural Narcisa Amália, uma Café Literário.

As comemorações pela Semana da Cultura em São João da Barra acontecem até o próximo domingo. De acordo com a secretária Leide Cristina Soares, a população participa de todas as atividades. “Nossa cidade é um celeiro de artistas e de pessoas voltadas às atividades culturais. Não é por menos que as atividades da Semana da Cultura recebem um bom público todos os dias e, com certeza, não será diferente até o domingo”, destacou a secretária.

O Dia Nacional da Cultura, comemorado todos os anos no dia 05 de novembro, foi criado em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

Programação continua
Dia 06 – Quinta-feira - Estação das Artes
9h – Exposição dos artesãos na Estação das Artes com participação de figurantes do grupo de Dança do CEPEG – Grussaí.
Projeto Vivarte
18h - Aulão de ginástica – Professora Carina Meireles
Dia 07– Sexta-feira - Antiga Casa da Câmara e Cadeia
9h – Antiga Casa da Câmara e Cadeia recebe visitantes.
Projeto Vivarte
15h – Apresentação de capoeira com alunos da Apae e de dança do grupo danças do Palácio Cultural.
15h30 – Apresentação da Banda Marcial Normete Galdino Viana.
Dia 08 – Sábado - Centro Cultural Narcisa Amália
15h – Encontro de músicos no Centro Cultural Narcisa Amália.
Dia 09 – Domingo - Praça de São João Batista
Encerramento da Semana Cultural com o projeto Coreto Musical, onde professores e alunos de Dança de Salão estarão se apresentando na Praça de São João Batista.
Projeto Vivarte


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Nenhum comentário: